Maria Cláudia Martins, MBA em Gestão de Pessoas, entrevistada por Luiz Alberto

“Empresas que não se adaptarem ao modelo home office poderão enfrentar problemas em conquistar bons profissionais”

29 de NOVEMBRO de 2021



Desde o começo da pandemia, boa parte do mundo teve que se adaptar ao estilo de trabalho remoto home office, mas com a pandemia caminhando para a fase final aqui no Brasil muitas empresas têm retomado e até exigido o retorno do trabalho presencial e causado divergências com profissionais de diversas categorias que se acostumaram e gostaram desta modalidade que já era uma tendência mundial e foi amplificada devido à pandemia.

Mas será que o avanço do conceito de trabalho home office vai retroceder com o fim da pandemia? De acordo com a especialista em gestão e treinamento de pessoas Maria Cláudia Martins o home office é uma realidade permanente e as empresas que resistirem a flexibilizar o trabalho presencial poderão enfrentar problemas em conquistar bons profissionais: “É comprovado a eficácia na produtividade de trabalhos via Home Office ou trabalho híbrido, que é quando a empresa implanta um sistema duplo como modalidade de operação de seus colaboradores. É claro que é preciso tomar muito cuidado, manter a equipe motivada, encorajar a interação com alguns encontros presenciais sempre que possível, mas não podemos ignorar que este conceito vai continuar e as empresas precisam se adaptar para manterem competitividade de mercado e conquistarem bons talentos profissionais’’ disse a empresária e psicóloga, pós graduada em Psicologia Cognitiva Comportamental e MBA em Gestão de Pessoas com mais de 25 anos de experiência em RH.

Mas embora seja uma tendência e um desejo da maioria, algumas atividades não tem como fugir do trabalho presencial e as empresas precisam investir em uma transformação para que a produtividade continue positiva. Maria Claudia Martins faz um alerta ao líderes de empresas: “Aqueles que forem investir na modalidade híbrida ou total home office precisam fazer um estudo para entenderem se suas atividades são compatíveis e também deverão investir em tecnologias e treinamentos, segurança da informação, readequação do sistema da empresa, rever as políticas internas, os contratos e principalmente trabalhar isso dentro da cultura da empresa. É preciso investir na transformação”.

Assista ao bate-papo com Maria Cláudia abaixo.



VEJA TAMBÉM

Tom Bueno é o entrevistado da semana na PORTFOLIO Conexões

NOSSAS CAPAS

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM




Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017