Carolina Ferraz, João Tezza e Valentina Cohen

Retratam o novo momento do empreendedorismo. Uma parceria de milhões!

31 de MAIO de 2022



A parceria de João Tezza, Carolina Ferraz e Valentina Cohen ilustra o novo momento do empreendedorismo Quem nunca assistiu às novelas de Manoel Carlos ou Gilberto Braga e sonhou com as lindas mesas de novela? Sonho de consumo de homens e mulheres, itens bem elaborados para compor mesas de café da manhã, almoço e jantar são essenciais para acompanhar uma boa decoração. Os itens para mesa, principalmente de cerâmica, são chamados profissionalmente de “mesa posta” e representam um mercado que movimenta milhões de reais em indústrias de pratos, xícaras e outros acessórios. Trata-se de um mercado muito ativo e em constante desenvolvimento em nosso país, um dos líderes no mundo neste segmento.

A mais renomada indústria do segmento no Brasil é a Scalla Cerâmica do interior de São Paulo que destaca-se no setor por seus lançamentos, design e versatilidade mantendo a tradição de uma empresa com 37 anos no mercado somada à inovação e rapidez em desenvolver novos produtos. A empresa foi fundada em 1986 pelo empresário João Dozzi Tezza Neto, que entrou no mercado trabalhando em uma fábrica de blocos de cimento para construção e também fazendo adornos com pinturas e dali surgiu a oportunidade de comprar uma máquina de fazer pratos que deu início a indústria que hoje, além de vender para todo o Brasil, também exporta para países como Austrália, Grécia, Mônaco e Argentina.

Atualmente quem está no comando da empresa é o empresário João Tezza, filho do fundador. João é formado em Administração de empresas com ênfase em comércio exterior e se preparou durante anos para assumir o comando da empresa como CEO, mas antes disso atuou nas áreas de produção e comercial para entender todo o funcionamento da empresa. João é responsável por definir os novos formatos dos lançamentos, promover a inovação digital dentro da indústria e fazer parcerias que possam levar a empresa para novos mercados e novos setores. Dessa maneira a empresa tradicional passou a definir novos objetivos e hoje se prepara para aumentar a operação da empresa: “Estamos nos preparando para atender novos mercados, trazendo novas tecnologias e queremos expandir isso internacionalmente” disse o empresário a frente da empresa que atualmente vende para todo o Brasil e exporta para países como Austrália, Grécia, Mônaco e Argentina.

Um segmento em grande operação na empresa são as parcerias com grandes artistas e celebridades. De acordo com o CEO, a empresa recebe muitos contatos com requisições de colaborações, mas que filtram bem para definir aqueles projetos em que vale a pena investir para um lançamento, como é o caso da parceria com a atriz Carolina Ferraz e sua filha Valentina Cohen, para um dos atuais projetos em que a Scalla está envolvida no momento, a linha de mesa posta Cimples. Com o lançamento da Cimples, Carolina Ferraz tem investido em lançar produtos com sua marca e procurou a Scalla para o projeto de lançar uma linha de mesa posta. A parceria não deu certo de primeira, foi necessário um grande estudo e preparação antes do projeto ser produzido e lançado. Carolina nos contou que há 15 anos, ela teve um site de decoração e manteve adormecido o desejo de se envolver nesta área, mas foi durante o isolamento da pandemia do coronavírus que, somado ao desejo de empreender, decidiu dar vida ao projeto “Cimples”, que começou com a linha de cerâmica com a Scalla, lançou também uma linha de temperos e lançará novos produtos ainda este ano.

O empreendedorismo é uma novidade na vida de Carolina Ferraz, um dos nomes mais conhecidos da TV brasileira. Uma série de fatores contribuíram para esta descoberta incluindo seus momentos de reflexão na pandemia, o retorno de sua filha ao Brasil, a sociedade com ela e mais de um ano de preparação para enfim dar início a este projeto: “Acredito que meu lado empreendedora sempre esteve presente, mas sempre fui criteriosa para que as coisas dessem certo e saiam exatamente como quero. Gosto de conseguir imprimir uma maneira simples, prática e objetiva de ver as coisas. A vida me conduziu para o agora, momento no qual consigo me dedicar muito mais para fazer esse sonho se concretizar. A Cimples veio de uma vontade minha de encarar novos desafios e conhecer uma Carolina que vai além da artista. Entrando no mundo do empreendedorismo, resolvi criar do zero, ao lado da minha filha Valentina, uma marca que, acima de tudo, carrega a nossa essência. E estou muito animada com os resultados que estamos conquistando’’ disse Carolina.

Uma parte importante para que o projeto saísse do imaginário é a filha da atriz, a empresária Valentina Cohen, que assume a área executiva dos negócios em sociedade com a mãe. Para assumir este papel, Valentina tem um grande currículo. Com 27 anos, ela viveu cerca de dez anos fora do Brasil e se formou em economia analítica, matemática avançada e relações internacionais. Durante a pandemia veio ao Brasil para a quarentena em família e surgiu a sociedade: “Ter a oportunidade de empreender com a minha mãe me traz liberdade e segurança para ser eu mesma. Tenho duas oportunidades: de me desafiar e crescer, mas com o conforto de ter minha mãe ao meu lado. Eu sempre achei que sairia do Brasil, teria minha própria carreira e seria 100% independente. Vim ao Brasil e esse começo tão orgânico me mostrou a curva de aprendizado que eu tinha aqui com ela e tudo o que eu também poderia colaborar, de fato. Então, juntamos o útil ao agradável e eu fiquei. A Cimples virou minha paixão e eu consegui mostrar muito da pessoa que eu sou e do que quero para mim e para minha vida através dessa marca” disse Valentina em entrevista.

Alianças no Empreendedorismo

Foi o tempo em que o mercado era engessado. Antigamente, os executivos ficavam atrás de mesas e os artistas na frente das câmeras em uma época em que ninguém estava muito preocupado com o que era ofertado ao consumidor pela TV, revistas e jornais. Hoje os tempos são outros. Empresários e executivos passam a se envolver diretamente no marketing, nas negociações, roteiros de suas campanhas, querem falar de seus produtos e até ser o rosto das empresas.

Enquanto isso, artistas não querem ser mais apenas um rostinho bonito vendendo um produto, que nem conhecem direito, e sim querem se envolver no processo criativo, de produção, marketing, vendas e principalmente quanto a qualidade e verdade daquilo que estão envolvendo seus nomes e suas marcas.

Na era das Fake News e dos influenciadores que vendem de tudo hoje em dia, uma parceria como este lançamento da Scalla Cerâmica em parceria com Carolina Ferraz e Valentina Cohen ilustra bem esse momento do mercado em que alianças como essas são estratégias poderosas tanto para empresas quanto para artistas, que poderão chegar em novos mercados e novos públicos através de colaborações, afinal pessoas querem ver pessoas, histórias, rostos e marcas conhecidas. Em tempos de tantas incertezas, conquistar a confiança do consumidor é imprescindível.

FICHA TÉCNICA

Produção executiva: Beto Macedonia l Coordenação: Igor Justo l Direção: Valentina Saluz l Foto: Waldir Evora l Make: Beatriz Aparecida l Styling Thiago Gandra l Criação e Edição: Luiz Alberto e Giovanni Albino

VEJA TAMBÉM

Inspirado em história real, Amado chega aos cinemas em 09 de junho, com pré-estreia hoje em São Paulo

NOSSAS CAPAS

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


Carolina Ferraz, João Tezza e Valentina Cohen



Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017