31 de MAIO de 2022
A parceria de João Tezza, Carolina Ferraz e Valentina Cohen ilustra o novo momento do empreendedorismo Quem nunca assistiu às novelas de Manoel Carlos ou Gilberto Braga e sonhou com as lindas mesas de novela? Sonho de consumo de homens e mulheres, itens bem elaborados para compor mesas de café da manhã, almoço e jantar são essenciais para acompanhar uma boa decoração. Os itens para mesa, principalmente de cerâmica, são chamados profissionalmente de “mesa posta” e representam um mercado que movimenta milhões de reais em indústrias de pratos, xícaras e outros acessórios. Trata-se de um mercado muito ativo e em constante desenvolvimento em nosso país, um dos líderes no mundo neste segmento.
A mais renomada indústria do segmento no Brasil é a Scalla Cerâmica do interior de São Paulo que destaca-se no setor por seus lançamentos, design e versatilidade mantendo a tradição de uma empresa com 37 anos no mercado somada à inovação e rapidez em desenvolver novos produtos. A empresa foi fundada em 1986 pelo empresário João Dozzi Tezza Neto, que entrou no mercado trabalhando em uma fábrica de blocos de cimento para construção e também fazendo adornos com pinturas e dali surgiu a oportunidade de comprar uma máquina de fazer pratos que deu início a indústria que hoje, além de vender para todo o Brasil, também exporta para países como Austrália, Grécia, Mônaco e Argentina.
Atualmente quem está no comando da empresa é o empresário João Tezza, filho do fundador. João é formado em Administração de empresas com ênfase em comércio exterior e se preparou durante anos para assumir o comando da empresa como CEO, mas antes disso atuou nas áreas de produção e comercial para entender todo o funcionamento da empresa. João é responsável por definir os novos formatos dos lançamentos, promover a inovação digital dentro da indústria e fazer parcerias que possam levar a empresa para novos mercados e novos setores. Dessa maneira a empresa tradicional passou a definir novos objetivos e hoje se prepara para aumentar a operação da empresa: “Estamos nos preparando para atender novos mercados, trazendo novas tecnologias e queremos expandir isso internacionalmente” disse o empresário a frente da empresa que atualmente vende para todo o Brasil e exporta para países como Austrália, Grécia, Mônaco e Argentina.
Um segmento em grande operação na empresa são as parcerias com grandes artistas e celebridades. De acordo com o CEO, a empresa recebe muitos contatos com requisições de colaborações, mas que filtram bem para definir aqueles projetos em que vale a pena investir para um lançamento, como é o caso da parceria com a atriz Carolina Ferraz e sua filha Valentina Cohen, para um dos atuais projetos em que a Scalla está envolvida no momento, a linha de mesa posta Cimples. Com o lançamento da Cimples, Carolina Ferraz tem investido em lançar produtos com sua marca e procurou a Scalla para o projeto de lançar uma linha de mesa posta. A parceria não deu certo de primeira, foi necessário um grande estudo e preparação antes do projeto ser produzido e lançado. Carolina nos contou que há 15 anos, ela teve um site de decoração e manteve adormecido o desejo de se envolver nesta área, mas foi durante o isolamento da pandemia do coronavírus que, somado ao desejo de empreender, decidiu dar vida ao projeto “Cimples”, que começou com a linha de cerâmica com a Scalla, lançou também uma linha de temperos e lançará novos produtos ainda este ano.
O empreendedorismo é uma novidade na vida de Carolina Ferraz, um dos nomes mais conhecidos da TV brasileira. Uma série de fatores contribuíram para esta descoberta incluindo seus momentos de reflexão na pandemia, o retorno de sua filha ao Brasil, a sociedade com ela e mais de um ano de preparação para enfim dar início a este projeto: “Acredito que meu lado empreendedora sempre esteve presente, mas sempre fui criteriosa para que as coisas dessem certo e saiam exatamente como quero. Gosto de conseguir imprimir uma maneira simples, prática e objetiva de ver as coisas. A vida me conduziu para o agora, momento no qual consigo me dedicar muito mais para fazer esse sonho se concretizar. A Cimples veio de uma vontade minha de encarar novos desafios e conhecer uma Carolina que vai além da artista. Entrando no mundo do empreendedorismo, resolvi criar do zero, ao lado da minha filha Valentina, uma marca que, acima de tudo, carrega a nossa essência. E estou muito animada com os resultados que estamos conquistando’’ disse Carolina.
Uma parte importante para que o projeto saísse do imaginário é a filha da atriz, a empresária Valentina Cohen, que assume a área executiva dos negócios em sociedade com a mãe. Para assumir este papel, Valentina tem um grande currículo. Com 27 anos, ela viveu cerca de dez anos fora do Brasil e se formou em economia analítica, matemática avançada e relações internacionais. Durante a pandemia veio ao Brasil para a quarentena em família e surgiu a sociedade: “Ter a oportunidade de empreender com a minha mãe me traz liberdade e segurança para ser eu mesma. Tenho duas oportunidades: de me desafiar e crescer, mas com o conforto de ter minha mãe ao meu lado. Eu sempre achei que sairia do Brasil, teria minha própria carreira e seria 100% independente. Vim ao Brasil e esse começo tão orgânico me mostrou a curva de aprendizado que eu tinha aqui com ela e tudo o que eu também poderia colaborar, de fato. Então, juntamos o útil ao agradável e eu fiquei. A Cimples virou minha paixão e eu consegui mostrar muito da pessoa que eu sou e do que quero para mim e para minha vida através dessa marca” disse Valentina em entrevista.
Alianças no Empreendedorismo
Foi o tempo em que o mercado era engessado. Antigamente, os executivos ficavam atrás de mesas e os artistas na frente das câmeras em uma época em que ninguém estava muito preocupado com o que era ofertado ao consumidor pela TV, revistas e jornais. Hoje os tempos são outros. Empresários e executivos passam a se envolver diretamente no marketing, nas negociações, roteiros de suas campanhas, querem falar de seus produtos e até ser o rosto das empresas.
Enquanto isso, artistas não querem ser mais apenas um rostinho bonito vendendo um produto, que nem conhecem direito, e sim querem se envolver no processo criativo, de produção, marketing, vendas e principalmente quanto a qualidade e verdade daquilo que estão envolvendo seus nomes e suas marcas.
Na era das Fake News e dos influenciadores que vendem de tudo hoje em dia, uma parceria como este lançamento da Scalla Cerâmica em parceria com Carolina Ferraz e Valentina Cohen ilustra bem esse momento do mercado em que alianças como essas são estratégias poderosas tanto para empresas quanto para artistas, que poderão chegar em novos mercados e novos públicos através de colaborações, afinal pessoas querem ver pessoas, histórias, rostos e marcas conhecidas. Em tempos de tantas incertezas, conquistar a confiança do consumidor é imprescindível.
FICHA TÉCNICA
Produção executiva: Beto Macedonia l Coordenação: Igor Justo l Direção: Valentina Saluz l Foto: Waldir Evora l Make: Beatriz Aparecida l Styling Thiago Gandra l Criação e Edição: Luiz Alberto e Giovanni Albino
VEJA TAMBÉM
Inspirado em história real, Amado chega aos cinemas em 09 de junho, com pré-estreia hoje em São Paulo
NOSSAS CAPAS
ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM
Carolina Ferraz, João Tezza e Valentina Cohen