32 Anos Luiz Alberto

Sest Senat inaugura nova unidade e homenageia Floriano Rangel Mendonça

Família, autoridades e empresários do segmento do transporte prestigiaram solenidade

26 de OUTUBRO de 2019

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin


O Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte são instituições da Confederação Nacional do Transporte voltadas para a valorização dos transportadores autônomos e trabalhadores do setor de transporte. Há 26 anos, o SEST SENAT tem trabalhado para cumprir a missão de transformar a realidade do transporte brasileiro. Todos os serviços são 100% gratuitos para trabalhadores do transporte contribuintes e seus dependentes. Desde 1993, o SEST SENAT já contabilizou mais de 135 milhões de atendimentos.

No último dia 17 de outubro foi inaugurada a mais nova unidade do SEST SENAT no Espírito Santo, em Serra. Antes, porém, de falarmos da cerimônia de inauguração, vamos falar do grande homenageado do dia, que deu nome à unidade, Floriano Rangel Mendonça, um dos precursores do transporte coletivo no estado.

Floriano Rangel Mendonça nasceu em 15/07/1926 em Cariacica e foi casado com Julia Carneiro Mendonça com quem teve dois filhos, Floriano Carneiro Mendonça e Maria da Penha Carneiro Mendonça.

Em Cariacica iniciou sua vida profissional como comerciante juntamente com o seu pai Francisco Mendonça e irmãos. Em 1949 adquiriu seu primeiro ônibus, uma lotação pequena, que na época era chamada de “broquinha”. Acompanhando o desenvolvimento do município, em 1951 adquiriu três veículos que faziam o itinerário que ligava Cariacica ao centro de Vitória.

Em meados dos anos setenta a empresa completava vinte anos compondo uma frota de 100 ônibus, que atendiam os municípios de Cariacica, Viana, Vila Velha e Vitória. Desde então se comprometeu com a sociedade à qual está inserida, bem como seus colaboradores e usuários, tendo sua sede em Campo Grande, Cariacica.

No ano de 1978, com uma frota maior, a empresa mudou sua sede para o bairro Vila Tabajara KM 7,5, no mesmo município, onde se encontra até os dias de hoje.

Sr. Floriano Mendonça foi um dos principais fundadores do Asilo Avedalma em Cariacica e também colaborador do Orfanato Cristo Rei em Colatina.

Em 1986, participou da Diretoria do SETPES - Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Espírito Santo, sendo ele um dos fundadores.

No decorrer dessas décadas o Grupo Planeta sempre acompanhou as exigências dos órgãos governamentais e legislação em vigor, dentre eles, realizando melhorias contínuas e cumprindo com todas suas obrigações trabalhistas, tributárias, ambientais etc., gerando um total de 1700 empregos diretos.

Floriano Rangel Mendonça deixou um grande legado onde as empresas são administradas pelos seus filhos Floriano Carneiro Mendonça e Maria da Penha Carneiro Mendonça. Mas seu legado foi além. Sua filosofia de vida, de proporcionar bem estar aos colaboradores e apoiar entidades sociais, continua na pauta do Grupo.  

Atualmente as empresas operam com 450 ônibus no setor de transportes urbanos de passageiros na grande Vitória; no setor de transportes intermunicipal rodoviário, no setor de fretamento, além da atividade de Concessionária de vendas de Caminhões e Ônibus da marca MAN.

Retornando ao evento, foi prestigiado por D. Júlia Carneiro Mendonça, viúva de Sr. Floriano, pela filha Maria da Penha Carneiro Mendonça, com o marido Fernando Corteletti e a filha Sophie. O filho Floriano Carneiro Mendonça não pode estar, pois, a data do evento coincidiu com uma viagem internacional agendada anteriormente. Francisco Guzzo, sobrinho do homenageado e integrante do staff do Grupo, também prestigiou. Entre os colaboradores, os advogados Itamar Freire e Elio Cruz. Este último, na empresa desde a época de Sr. Floriano.

A solenidade foi comandada por Jerson Picoli, presidente da Fetransportes, tendo ao seu lado, Vander Costa, presidente da CNT, Audifax Barcelos, prefeito da Serra, Nicole Goulart, diretora executiva nacional do SEST SENAT e Fernanda Amabali, gestora operacional da unidade da Serra.

Entre os empresários do setor que prestigiaram, Aylmer Chieppe, um dos fundadores da Viação Águia Branca. Estava acompanhado do irmão mais novo, Luiz Wagner Chieppe e do sobrinho Renan Chieppe, atual presidente do Grupo Águia Branca.

Maior, mais moderna e mais eficiente, a unidade inaugurada permitirá ampliar os atendimentos a trabalhadores do transporte, aos seus dependentes e à comunidade, além dos serviços prestados às empresas do setor, de todos os modais.

“O SEST SENAT tem como missão transformar a realidade dos trabalhadores do transporte brasileiro e dos seus dependentes e contribuir para elevar a competitividade dos transportadores. Fazemos isso por meio da oferta de serviços de educação profissional e de atendimentos de saúde, por acreditarmos que profissionais saudáveis e bem preparados garantem mais qualidade e eficiência à atividade transportadora”, disse o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa, durante a inauguração.

Fotos Giovanni Albino

VEJA TAMBÉM

Viação Planeta. Novos ônibus, novas cores e nova marca.

O tradicional Hotel Nacional reinaugura em São Conrado, no Rio de Janeiro

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


VOLTAR PARA COLUNA


Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017