32 Anos Luiz Alberto

Escritora capixaba Isa Colli vence o câncer com sua arte de escrever

A literatura foi sua aliada nos momentos do isolamento e na recuperação da cirurgia

13 de JANEIRO de 2021

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin


Adoramos histórias de pessoas que conseguem vencer o câncer de maneira positiva. Sem derrota. Encaram o desafio se apegando na fé, no trabalho e, claro, nos tratamentos necessários, sejam clínicos ou cirúrgicos. Hoje, publicamos sobre a escritora capixaba Isa Colli.

Sua origem simples no interior de Presidente Kennedy, no Espírito Santo, não impediu que Isa Colli conquistasse o mundo com a literatura. Sua capacidade de superação e adaptação ao se deparar com os desafios a fizeram transformar os seus sonhos em realidade.

A vida da autora nunca foi fácil. Sempre enfrentou e venceu obstáculos, seja em sua terra natal - Espírito Santo -, seja no Rio de Janeiro, onde morou por 20 anos, ou na Bélgica, onde vive atualmente. Durante sua trajetória, descobriu um câncer, aos 36 anos de idade e, depois de todo sofrimento que essa doença acarreta, foi mais uma vez surpreendida com uma reincidência e uma doença degenerativa. Em 2016, passou por outra cirurgia para retirar um tumor no estômago e, recentemente, sofreu nova intervenção cirúrgica para retirar mais um tumor, dessa vez, no rim esquerdo. Novamente, a literatura foi sua aliada, tanto nos momentos de solidão por causa do isolamento, como na recuperação da cirurgia.

+++A saga de uma mulher que venceu três cânceres e a perda de dois filhos. A história vitoriosa e de fé de Priscila Araújo

O Recomeço, de sua autoria, revela um pouco dos sentimentos de uma pessoa quando se recebe um diagnóstico de câncer, esse bicho tão assustador e imprevisível. Ela conta que o primeiro sentimento é de medo, de negação. Mas os personagens do romance infanto-juvenil mostram que o câncer, assim como qualquer outra doença, se tratado precocemente, tem cura.

"Todas as vezes que enfrentei um câncer não gostava de conversar sobre a doença. Eu só quero falar sobre as coisas que pessoas saudáveis falam. Tanto que depois da remoção do último tumor, no dia 10 de setembro de 2020, eu não publiquei nada nas redes sobre o ocorrido. E oito dias depois, em processo de recuperação, eu fiz uma live para marcar o lançamento do meu livro Tâmaras e Quibes", lembra Isa.

LIÇÕES DE VIDA

Isa já escreveu mais de 100 livros. Lançados são 33, a maioria voltado para o público infanto-juvenil. Cada uma de suas obras traz a força da autora, que ensina como ser resiliente, fala sobre equilíbrio com a natureza ou ensina a importância de se respeitar as diferenças. São lições importantes que mostram às crianças como devem agir para não ficar paralisadas diante das situações difíceis e as mudanças que acontecem no cotidiano.

+++Escritora Isa Colli lança livro infantil Tâmaras e Quibes

A autora, que carrega o amor pelas letras desde a infância, hoje, aos 52 anos, se sente realizada ao escrever para as crianças. Ela confessa que, além da franqueza e de os pequenos serem mais abertos às mudanças, estão mais dispostos a descobrir coisas novas.

"Mudar um adulto é difícil, mas as crianças são ávidas por aprender. Elas são as precursoras para que haja mudanças, principalmente nas questões de sustentabilidade, desmatamento, reciclagem e economia de água, assim como de valores como amizade, partilha e solidariedade", afirma.

PODER DA TRANSFORMAÇÃO

Para a escritora, cada livro tem o poder de plantar uma sementinha na cabeça de um leitor, e pode fazer a diferença não só na vida de quem lê, mas, também de quem está à sua volta. "A literatura tem o poder de transformar. Por isso escrevo e amo compartilhar minhas histórias", conta.

Em 2020, em meio a pandemia, Isa realizou, pela editora Colli Books, diversas lives que contaram com representantes de instituições importantes como a ONU e Fiocruz. Encontros que levaram informação, conscientização e acesso democrático ao público.

"Essas lives foram muito importantes porque ajudamos as pessoas a tentar entender o momento de incertezas vivido na pandemia. É muito gratificante saber que fizemos a diferença na vida dos nossos leitores e seguidores", finalizou Isa.

VEJA TAMBÉM

Marcos Mion exibe corpo musculoso ao ir à praia com a família no Rio

Sabrina Sato desembarca toda estilosa com a família em São Paulo

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


VOLTAR PARA COLUNA


Portfólio TV PORTFOLIO TV

Entrada de Carol Nakamura em sue casamento com Gui Leonel, em Buzios

Entrada de Carol Nakamura em sue casamento com Gui Leonel, em Buzios

Entrada de Carol Nakamura em sue casamento com Gui Leonel, em Buzios

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017