27 de JUNHO de 2021
Jornalista da GloboNews e comentarista do Oscar na Globo, Artur Xexéo morreu neste domingo (27), aos 69 anos. O escritor estava internado no Rio de Janeiro em tratamento contra um linfoma. A informação da morte foi confirmada pelo Fantástico.
Amigos expressaram tristeza com a notícia. "Vai deixar uma saudade profunda neste colunista, que teve o privilégio de trabalhar com Xexéo em Veja, Jornal do Brasil e O Globo. Além de contar com a sua generosa amizade. Ao seu companheiro Paulo, uma solidariedade profunda", escreveu Ancelmo Gois, do jornal O Globo. Desde 2015, Xexéo participava da transmissão do Oscar na Globo. Também ficou conhecido no rádio. Na CBN, estreou ao lado de Carlos Heitor Cony como comentarista.
Entre os seus livros estão "Janete Clair: a usineira de sonhos", "O torcedor acidental (crônicas)" e "Hebe, a biografia".
Carreira
Segundo o "Memória Globo", Xexéo estreou no jornalismo no Jornal do Brasil, em 1978. Ele aceitou uma vaga de repórter na sucursal do Rio de Janeiro. Conheceu o jornalista Zuenir Ventura, que, em 1982, o convidaria para trabalhar na revista IstoÉ e, em 1985, para ser subeditor da Revista de Domingo, suplemento cultural do JB.
A partir daí, Xexéo começou a se especializar em jornalismo cultural. Ainda segundo o "Memória Globo", no Jornal do Brasil Xexéo também foi editor do Caderno B, editor do caderno de Cidade e subsecretário de redação. Em 1992, foi convidado para ser um dos novos colunistas do jornal.
Em 2000, o jornalista levou a coluna para o jornal O Globo. No jornal, também se tornou editor do suplemento Rio Show e, depois de dois anos, do Segundo Caderno.
Fotos AgNews
VEJA TAMBÉM
STALKEADOS POR LUIZ ALBERTO: JULIA PUZZUOLI
Deborah Secco curte Maldivas com o marido Hugo Moura e a filha Maria Flor
ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM