32 Anos Luiz Alberto

Alex Atala recebe convidados para lançamento do seu novo livro Manihot utilissima Pohl: Mandioca

Amigos foram ao restaurante Dalva e Dito e garantiram seu exemplar autografado

15 de DEZEMBRO de 2021

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin


O maior chef do país na atualidade, Alex Atala, recebeu amigos no restaurante Dalva e Dito para lançamento do seu novo livro Manihot utilissima Pohl: Mandioca. Principal representante da nossa tradição alimentar, o ingrediente ganha um livro todinho sobre ela. Resultado de dois anos de trabalho, a obra conta com mais de 400 páginas e confere ao ingrediente seu merecido reconhecimento na voz de Alex Atala. Mas não é só. O projeto ainda reúne pesquisadores, cronistas, cozinheiros, indigenistas e fotógrafos para apresentar esse universo tão rico quanto diverso.

Ao valorizar a versatilidade do alimento na cultura brasileira, a publicação aborda aspectos culturais e se torna um registro único sobre como, de norte a sul do país, a mandioca resiste e permanece como sustento e alimento da população, ao mesmo tempo em que representa nossa ancestralidade. Isso porque o livro traça o panorama histórico do ingrediente, desde os costumes indígenas antes da chegada dos portugueses, destacando as formas de plantio, cultivo, processamento e preparo da mandioca; até a travessia dos séculos de colonização e a resistência à industrialização dos tempos recentes.

Desdobrando-se em farinhas finas, grossas, brancas, amarelas, gomas, polvilhos, cauins e tucupis, a mandioca povoa todas as casas, roças, restaurantes, dos simples aos mais refinados, das terras indígenas ao interior colonial catarinense, em diferentes preparos que são retratados neste livro. Além disso, o leitor percorre os estudos que Alex Atala e sua equipe fizeram para transformar a mandioca em iguarias exclusivas de seus cardápios, bem como confere receitas emblemáticas de alguns dos mais renomados cozinheiros do país, como Helena Rizzo, Dani Martins, Mara Salles, Claude Troisgros e Rodrigo Oliveira.

Vale destacar ainda que a publicação está dividida em três partes e conta com capítulos assinados por convidados do chef Alex Atala, como Neide Rigo, Ana Laura Mantovani, Flora Dias Cabalzar e Charles Clement.

Fotos de Francisco Cepeda/Press Brazil Agency/Divulgação

VEJA TAMBÉM

Chef Henrique Fogaça lança o livro O Mundo do Sal

NOSSAS CAPAS DE DOMINGO

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


VOLTAR PARA COLUNA


Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017