32 Anos Luiz Alberto

Alex Atala recebe convidados para lançamento do seu novo livro Manihot utilissima Pohl: Mandioca

Amigos foram ao restaurante Dalva e Dito e garantiram seu exemplar autografado

15 de DEZEMBRO de 2021

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin


O maior chef do país na atualidade, Alex Atala, recebeu amigos no restaurante Dalva e Dito para lançamento do seu novo livro Manihot utilissima Pohl: Mandioca. Principal representante da nossa tradição alimentar, o ingrediente ganha um livro todinho sobre ela. Resultado de dois anos de trabalho, a obra conta com mais de 400 páginas e confere ao ingrediente seu merecido reconhecimento na voz de Alex Atala. Mas não é só. O projeto ainda reúne pesquisadores, cronistas, cozinheiros, indigenistas e fotógrafos para apresentar esse universo tão rico quanto diverso.

Ao valorizar a versatilidade do alimento na cultura brasileira, a publicação aborda aspectos culturais e se torna um registro único sobre como, de norte a sul do país, a mandioca resiste e permanece como sustento e alimento da população, ao mesmo tempo em que representa nossa ancestralidade. Isso porque o livro traça o panorama histórico do ingrediente, desde os costumes indígenas antes da chegada dos portugueses, destacando as formas de plantio, cultivo, processamento e preparo da mandioca; até a travessia dos séculos de colonização e a resistência à industrialização dos tempos recentes.

Desdobrando-se em farinhas finas, grossas, brancas, amarelas, gomas, polvilhos, cauins e tucupis, a mandioca povoa todas as casas, roças, restaurantes, dos simples aos mais refinados, das terras indígenas ao interior colonial catarinense, em diferentes preparos que são retratados neste livro. Além disso, o leitor percorre os estudos que Alex Atala e sua equipe fizeram para transformar a mandioca em iguarias exclusivas de seus cardápios, bem como confere receitas emblemáticas de alguns dos mais renomados cozinheiros do país, como Helena Rizzo, Dani Martins, Mara Salles, Claude Troisgros e Rodrigo Oliveira.

Vale destacar ainda que a publicação está dividida em três partes e conta com capítulos assinados por convidados do chef Alex Atala, como Neide Rigo, Ana Laura Mantovani, Flora Dias Cabalzar e Charles Clement.

Fotos de Francisco Cepeda/Press Brazil Agency/Divulgação

VEJA TAMBÉM

Chef Henrique Fogaça lança o livro O Mundo do Sal

NOSSAS CAPAS DE DOMINGO

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


VOLTAR PARA COLUNA


Portfólio TV PORTFOLIO TV

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

André Martinelli

André Martinelli

Isadora Ribeiro

Isadora Ribeiro

Julia Puzzuolli. Elá é um fenômeno!

Julia Puzzuolli. Elá é um fenômeno!

Julia Puzzuolli. Elá é um fenômeno!

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017