32 Anos Luiz Alberto

Eduardo Srur lança livro na CASA COR ES e convida público a conhecer ‘O Trampolim’, obra de quase 100 kg

O lançamento de ‘A arte salva’ reúne no mesmo espaço a produção artística e editorial do artista e oferece ao público capixaba um recorte de sua trajetória

17 de AGOSTO de 2026

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin


Uma obra de quase 100 quilos de Eduardo Srur está no Arte Habita/ Matias Brotas Arte Contemporânea, ambiente da CASACOR Espírito Santo. “O Trampolim” aproxima o público de uma vertente importante da trajetória do artista, marcada por intervenções urbanas que discutem a relação entre cidade, sociedade e meio ambiente.

Amanhã, 18 de agosto, às 18:30h, Srur estará no espaço para o lançamento do livro “A arte salva”, com apresentação da publicação e sessão de autógrafos. A presença do artista também será uma oportunidade para conhecer “O Trampolim” e compreender sua relação com uma produção que há anos chama atenção para a poluição dos rios, o descarte de resíduos e a degradação dos espaços urbanos.

A obra já tem causado movimentação no entorno por seu realismo. Com a figura humana posicionada sobre o trampolim, a instalação desperta a curiosidade de quem passa pelo local e, à primeira vista, pode provocar a impressão de que há uma pessoa real prestes a saltar. A reação recupera, em outra escala e contexto, o impacto provocado pela intervenção original de Srur em São Paulo.

A obra tem origem na intervenção “Trampolim”, realizada em 2014 nas pontes sobre o Rio Pinheiros, em São Paulo. Personagens realistas foram posicionados na extremidade de pranchas azuis, como se estivessem prestes a mergulhar. A cena evidenciava uma contradição: devido à contaminação das águas, aquele mergulho era impossível.

A intervenção provocou forte reação na cidade. As figuras chegaram a ser confundidas com pessoas em situação de risco, gerando centenas de chamados ao Corpo de Bombeiros e grande repercussão nas redes sociais. Uma das esculturas foi atingida por um tiro e outra teve a cabeça arrancada, interferências que passaram a integrar a história do trabalho.

A preocupação ambiental aparece em diferentes momentos da trajetória de Eduardo Srur. Em 2008, o artista instalou garrafas PET gigantes no Rio Tietê, chamando atenção para o descarte de plástico e a poluição. Em 2014, realizou o Ônibus Anfíbio, também relacionado ao Tietê, e, em 2019, apresentou “Pintado”, uma escultura inflável de grandes proporções que evocava a biodiversidade afetada pela degradação do rio.

Srur utiliza rios, pontes e outros espaços de circulação como parte de suas obras, levando a arte para fora dos ambientes expositivos tradicionais e colocando questões ambientais diretamente no cotidiano das cidades.

O “Trampolim” estabelece um diálogo com o lançamento do livro, reunindo no mesmo espaço a produção artística e editorial de Srur e oferecendo ao público capixaba um recorte de sua trajetória.

SERVIÇO

Lançamento de “A arte salva”, de Eduardo Srur

Data: 18 de agosto de 2026 l Horário: 18:30 l Local: Arte Habita -CASACOR Espírito Santo l Realização: Matias Brotas Arte Contemporânea e Fontoura

VEJA TAMBÉM

Cirque du Soleil chega em São Paulo com Alegría - In A New Light em uma nova versão

NOSSAS CAPAS

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS  FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


VOLTAR PARA COLUNA


Portfólio TV PORTFOLIO TV

Luiz Alberto entrevista Carol Borba

Luiz Alberto entrevista Carol Borba

Luiz Alberto entrevista Jacques Vanier

Luiz Alberto entrevista Jacques Vanier

Luiz Alberto entrevista Jojo Todynho

Luiz Alberto entrevista Jojo Todynho

Luiz Alberto entrevista Felipe Hintze

Luiz Alberto entrevista Felipe Hintze

Luiz Alberto entrevista Felipe Hintze

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017