02 de JULHO de 2022
Nossa capa especial de hoje é com um dos grandes fotógrafos e retratistas da atualidade. Filbert Kung já fotografou estrelas como Cher, Madonna, Lady Gaga, Cris Evans e mais um monte de estrelas para capas de revistas internacionais e campanhas publicitárias.
Ele esteve no Brasil a convite da Agency Belle du Silence e a Revista PORTFOLIO o convidou para uma entrevista e capa especial. E mais, ele fez um ensaio exclusivo para nós com dois amigos queridos, o cantor, ator e modelo Shia e o DJ, produtor musical, ator e modelo Jesus Luz. Ambos fazem parte do nosso grupo seleto de “queridos da PORTFOLIO”. Shia é um ser humano incrível, de alma boa e coração imenso. É um orgulho ser seu brother. Jesus não fica atrás. Traz as mesmas qualidades e a generosidade comum aos dois. Veja o editorial AQUI.
Vamos à minha conversa com Filbert Kung!
Quando você sentiu que a fotografia era o que você queria fazer?
Filbert Kung: Eu cresci amando as artes, cresci com câmeras ao meu redor por causa do meu pai. Seu hobby é a fotografia e isso influenciou meu amor pela arte. Só depois que me formei na faculdade, percebi que poderia viver da minha paixão.
Seu olhar, através das câmeras, sempre encontra o inesperado do outro lado?
Filbert Kung: Sim, sempre vejo as coisas de forma diferente. Frequentemente quando fotografo algo, percebo cada detalhe, cada ângulo e formas. Isso sempre traz um resultado diferente do esperado.
Fotografar retratos, ensaios de moda, entre tantas cores e formas diferentes, traz-lhe, neste momento, que sensações?
Filbert Kung: Fotografia sempre foi minha paixão. Dá-me vida, motivação e poder. A todo tempo eu crio e visualizo e isso me traz muita felicidade. Uma sensação de realização. Isso me capacita como artista e realiza minha visão através da fotografia.
Entre tantas estrelas, da moda e do mundo artístico, há alguém que você ainda não fotografou e gostaria? Como você imagina essa foto?
Filbert Kung: Eu adoraria capturar a beleza e o charme de Angelina Joli. Fotografei-a no Golden Globes Awards e fiquei maravilhado com a sua beleza e personalidade. Sua aura estava irradiando luz. Se eu tiver a chance de fotografá-la novamente, adoraria fazer um ensaio conceitual com ela, desde que esteja de acordo com suas defesas e crenças. Seu amor pela humanidade e pela mãe Terra me inspira.
Qual seria a foto inesquecível para você? Uma que já foi tirada ou será sempre a próxima foto?
Filbert Kung: Foi quando fotografei Chris Evans para uma campanha publicitária. Foi desafiador porque a filmagem aconteceu no meio do caos e da pandemia. Foi o auge do Covid que tornou tudo um pouco extra.
O que mudou para você na transição do filme e do papel para o digital na sua arte?
Filbert Kung: Comecei com a câmera de filme usando a Minolta 7000 vintage do meu pai. Você não sabe exatamente o que produziu até revelar o filme. Com o digital é mais fácil navegar na sua câmera, pois você tem a opção de alterar suas configurações, dependendo de como quiser, excluir fotos que não gosta. É mais rápido trabalhar em todas as imagens que você captura.
Quando você vai fotografar alguém, você estuda seus ângulos antes ou deixa sua imaginação fluir na hora de tirar a foto?
Filbert Kung: É importante para mim fazer uma pequena pesquisa sobre cada assunto que fotografo. Então eu tenho uma ideia antecipada de como posso capturá-los. Durante os ensaios, é importante deixá-los à vontade e deixar a imaginação fluir. A conexão com o assunto é vital.
Existe o ambiente perfeito para capturar o melhor dos fotografados?
Filbert Kung: Nem sempre a atmosfera é perfeita para mim, eu capturo cada assunto em diferentes situações. Mas, sempre me certifico de ter música tocando.
Você já odiou o resultado de uma sessão e deu vontade de fazer tudo de novo?
Filbert Kung: Sempre fui tão crítico comigo mesmo e com meu trabalho, sou o maior crítico do meu próprio trabalho. Acontece toda vez.
Descreva uma foto perfeita. O que seria para você?
Filbert Kung: Uma foto perfeita para mim é fotografar o amor da minha vida e minha família amorosa. Eles são a principal razão pela qual eu crio e construo a mim mesmo.
Por Luiz Alberto
Fotos Reprodução Instagram
VEJA TAMBÉM
Dona Kika Sato recebe em noite de autógrafos para lançamento de seu livro Receitas & Memórias
NOSSAS CAPAS
ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM
Lady Gaga no Globo de Ouro - Foto Filbert Kung