08 de JUNHO de 2018
O que um sobrado pode ter a ver com a relação estabilidade x instabilidade da vida? É sobre essa instigante reflexão que o escritor, ator e historiador capixaba Duílio Kuster Cid, membro fundador da Companhia Folgazões de Artes Cênicas e autor do livro “Revolução de Caranguejos: o teatro no Espírito Santo durante a Ditadura Militar”, apresenta a sua primeira obra poética intitulada: O Sobrado. Com lançamento marcado para o próximo dia 15, às 19h, na Editora Cousa, a publicação foi a vencedora de um concurso de poesia realizado pela Unifor – Universidade de Fortaleza – e consiste em um único poema sobre a relação entre a estabilidade e a instabilidade da vida, tendo como cenário um percurso a ser realizado pelo leitor: rua, escada, área de serviço, sala, cozinha, corredor, banheiro, escritório, quarto, jardim de inverno, varanda e porão.
“O livro coloca o leitor diante de um longo poema-conto escrito em versos, nos quais são descritas, de forma ordenada, as partes de um espaço, desde a entrada até o íntimo escondido, o porão de um velho sobrado”, conta Duílio. Embora descritivo, o poema não se limita à informação espacial. Pelo contrário, muito conta sobre a existência humana. “Ao mesmo tempo em que sentimos necessidade de estabilidade profissional e pessoal, essa mesma segurança, com o tempo, acaba por gerar tédio. Então, passamos a desejar o oposto: largar a família, o trabalho e a casa e viver perigosamente", explica.
Outro aspecto que merece destaque na obra é a diversidade de referências que se revelam ao longo do texto, ora da literatura, ora da mitologia, ora da filosofia, ora da política, ora das artes, ora da história. Todas reveladoras da erudição discreta do autor que, de modo natural, tece a sua narrativa apresentando muitas descobertas e surpresas ao leitor.
O Sobrado, de Duílio Kuster Cid
Editora: Unifor l 107 páginas l R$ 20,00
Lançamento: 15 de junho, às 19h, na Editora Cousa, Rua Sete de Setembro, 415, Centro, Vitória/ES.
VEJA TAMBÉM
Banda paulista Fortunia estará na trilha da nova série Reflexo
Martinho da Vila e Cléo Ferreira comemoram Bodas de Prata no palco do Teatro Clara Nunes