17 de MARÇO de 2019
O grupo formado por cinco irmãos marcou gerações e revelou ao mundo o talento de um garotinho de apenas 8 anos, Michael Jackson, que se tornaria o rei do pop. Os Jacksons fazem parte do Rock and Roll Hall of Fame e tem cinco álbuns número 1, 18 sucessos número 1, 17 álbuns no Top 10, 17 singles no Top 40.
Tudo começou quando, em 1962, o pai Joseph Jakckson reuniu os filhos Jackie, Tito e Jermaine a dois garotos da vizinhança, Milford Hite, na bateria, e Reynaud Jones, nos teclados, para criar um número musical que chamou de The Jackson Brothers. Em 1964, o caçula Michael e o irmão mais velho, Marlon, entraram para o grupo, que começou a participar de shows de talento e a tocar em bares da cidade de Gary, Indiana. O grupo passa a se chamar de The Jackson 5 e, dois anos depois, Michael assumiu o vocal principal e se destacou nos shows. Logo assinaram com a gravadora Steeltown e lançaram o primeiro sucesso, a canção "Big Boy".
Apesar de muito jovens, o talento dos The Jackson 5 e as apresentações repletas de energia, tanto na música como nos passos de dança, chamaram a atenção de Gladys Knight & The Pips e Bobby Taylor & The Vancouvers que apresentaram o grupo para o chefão da Motown, Berry Gordy.
O lançamento do primeiro álbum - Diana Ross Presents The Jackson 5 – é sucesso de público e crítica e se torna um sucesso mundial. A diva Diana Ross declarou na época que The Jackson 5 era o novo sucesso da Motown.
Pela Motown, o The Jackson 5 gravou 11 álbuns que venderam mais de 110 milhões de cópias em todo o mundo, além de discos solo de Michael, Jackie e Jermaine. Em 1975, os irmãos assinaram com a CBS Records e pouco tempo depois se transferem para a Epic Records, onde tiveram mais liberdade criativa e mais lucros. Nessa época, depois de uma disputa judicial com a Motown, perderam os direitos de uso do nome e da logomarca The Jackson 5.
Glória Maria, Fabiana Karla e Barbara Paz contam histórias especiais da vida
Tais Lima estreia como youtuber infanto-juvenil no programa Tia Tatá e Tatazinha
Entre 1976 e 1984 gravaram mais seis álbuns e fizeram grandes excursões pelo mundo. Com as canções "Show You the Way to Go" e "Enjoy Yourself", de 1976, "Blame It on the Boogie", de 1977, "Shake Your Body (Down to the Ground)", de 1978, e "Can You Feel It" e "This Place Hotel", de 1980, The Jacksons continuaram nas paradas.
No ano seguinte lançaram o álbum ao vivo The Jacksons Live e decidem fazer uma pausa. Em 1984, lançam o álbum Victory com o sucesso "State of Shock" gravada por Michael Jackson com a participação especial de Mick Jagger. No mesmo ano Jermanie, que havia saído, regressa ao grupo para a turnê Victory, promovida por Don King, conhecido empresário do boxe. A turnê, na época a mais rentável da história, aconteceu de julho a dezembro e marcou a despedida de Michael Jackson do grupo.
O último álbum lançado foi "2300 Jackson Street', de 1989, e com a saída de Marlon o grupo encerra as atividades.
Em 1997, The Jacksons entram para o Rock And Roll Hall of Fame em cerimônia apresentada por Diana Ross.
Em 2012, The Jacksons se reúnem para a primeira turnê em quase três décadas, a Unity Tour. A turnê, primeira sem os irmãos Michael, que faleceu prematuramente em 25 de junho de 2009, e Randy começou em 20 de junho de 2012 e o último show foi em 27 de julho de 2013.
As apresentações serão no dia 16 de março, no Espaço das Américas, em São Paulo, e no dia 19 de março, no Teatro Araújo Viana, em Porto Alegre.