Especialista em neurociência aponta valorização de capital humano para sair da crise

Neurocientista Glauber Cabral explica que a estratégia contribui para retomar a autoestima das equipes

22 de MAIO de 2020

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Especialista em neurociência aponta valorização de capital humano para sair da crise

De acordo com dados da Associação Brasileira de Vendas Diretas (ABEDV), em 2019, as vendas diretas geraram um volume de R$ 45 bilhões em negócios e as vendas do mercado varejista também apresentaram crescimento, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, o cenário positivo foi derrubado pela pandemia da COVID-19, o novo coronavírus, tendo impactos na economia e também na autoestima dos empresários e trabalhadores.

“Tínhamos perspectivas muito boas de crescimento, no entanto, tudo mudou. O fechamento dos comércios e o isolamento social afetaram o psicológico de todos. Não só do empresário, mas também do trabalhador. A redução das comissões de vendas afetou o orçamento doméstico, bem como o receio de perder emprego, também afeta os vendedores. Estamos vivendo agora a retomada parcial das atividades e a neurociência e recursos como os games empresariais são importantes ferramentas neste contexto para estimular as equipes”, comenta Glauber Cabral, neurocientista e CEO do Instituto Cabral.

O especialista reforça que a estratégia consiste na estipulação de metas semanais e diárias entre as equipes, promovendo a autoestima e autorealização. “É preciso lembrar que 100% dos negócios são feitos com pessoas e 100% dos trabalhadores são pessoas, todas elas são estimuladas por desafios e reconhecimento. Em nosso cérebro, a capacidade de tomar decisões, resolver problemas, colaborar com os outros, e engajamento é drasticamente reduzida por uma resposta ‘de ameaça’ e ampliada com uma resposta ‘de recompensa’. Valorizar o capital humano de sua empresa é independente do investimento financeiro, são ações de liderança positiva”, destaca.

Cabral destaca ainda a necessidade de capacitar as equipes para trabalho com e-commerce e delivery – opções que ganharam força durante a pandemia e são um recurso que tem garantido fôlego ao comércio e às pequenas e médias empresas. “A pandemia mudou as relações entre as pessoas e a maneira como consumimos. Hoje temos as redes sociais como uma aliada aos negócios, mas nem todos sabem lidar com esse universo on-line e acabam frustrados. No entanto, foque na solução e não no problema: ensine as ferramentas. No pós-pandemia elas continuarão a fazer parte da realidade do comércio”, avalia.

EEM BUSCA DE RECORDES NA INTERNET

Atento ao novo cenário, Glauber lançou por meio do Instituto Cabral o projeto, atrelado ao Programa Arrancada de Vendas, o Vendedor Digital. “O Arrancada é um sucesso, já atendemos a mais de 200 concessionárias em todo Brasil. Agora, vamos buscar recordes também nas vendas on-line. Para isso é preciso inovar nos processos offline, então criamos novos serviços como os delivery de test-drive, de entrega do veículo e manutenção, bem como documentos e contratos digitais para evitar que o cliente saia de casa, garantindo comodidade e segurança”, reforça o neurocientista e CEO do Instituto Cabral.

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