Marcelo Horta, Chef e mestre padeiro, fabrica os melhores pães artesanais com fermentação natural do Rio

É também o responsável pela formação de mais de 2000 alunos nesta arte

21 de MAIO de 2021

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Marcelo Horta, Chef e mestre padeiro, fabrica os melhores pães artesanais com fermentação natural do Rio

Filho de pai engenheiro químico que trabalhou a vida toda na indústria alimentícia e de mãe professora, o chef e mestre padeiro Marcelo Horta herdou do pai o gosto pela química e gastronomia e a vocação de ensinar da mãe.

Empreendedor, aos 16 anos montou seu primeiro negócio, uma pequena fábrica de pão de queijo artesanal na Região dos Lagos, No Rio de Janeiro.

Sua primeira formação foi em tecnologia da informação com MBA em administração pelo IBMEC. Com menos de 30 anos já era gerente de TI de uma grande multinacional, mas a gastronomia esteve sempre presente e qualquer tempinho que surgia fazia cursos e especializações na área. Com uma carreira sólida, bom salário e benefícios, o sonho de viver da sua paixão, a gastronomia, ficava cada vez mais distante.

Ainda trabalhando no mundo corporativo, fez sua primeira formação em panificação no SENAC e foi nessa época, em 2015, quando quase ninguém falava em fermentação natural no Brasil, que Marcelo se interessou pelo assunto e começou sua busca pela “receita perfeita”. Chegou a ouvir que fermentação natural era coisa de gente romântica. E “romântico”, começou a consumir vários cursos, worskshops, livros, até chegar à conclusão de que nada que existia servia para produção caseira, era tudo feito pra produção em larga escala. Como ainda estava trabalhando no mundo corporativo e não pensava em sair do emprego, buscava algo para alguém que trabalhasse e estudasse, mas que não poderia parar a vida toda vez que quisesse fazer um pão.

Depois de alguns workshops frustrados e toneladas de farinha jogadas fora, chegou à conclusão que se quisesse fazer fermentação natural caseira teria que ser por conta própria. E depois de várias tentativas, o processo deu certo e ele desenvolveu o seu Método Levain de Panificação. Totalmente prático, feito para produção caseira, e que, literalmente, qualquer um consegue fazer pão de fermentação natural em casa.

A venda de seus pães feitos em casa (o que mais tarde virou a Levain Rio) e o curso presencial de panificação usando fermentação natural foram iniciativas de sucesso e o pontapé para Marcelo abandonar o mundo corporativo e viver do seu sonho. Investiu na profissão e fez formação de boulangerie pelo Le Cordon Bleu e um curso superior em gastronomia.

Os pães de fermentação natural sem glúten surgiram da necessidade de um cliente muito querido, celíaco, que sem saber, estava ajudando Marcelo a criar a Cozinha Crunch, que hoje é a maior e mais tradicional panificadora sem glúten do Rio de Janeiro. Além da Cozinha Crunch, Marcelo ainda tem a Levain Bakery Rio, que produz pães artesanais com fermentação natural.

Mas ensinar as pessoas a fazerem pão, partindo do zero, também era um sonho que Marcelo colocou em prática. Os cursos online foram criados para atender a grande demanda de pessoas interessadas em aprender a fazer pão e não terem disponibilidade de fazer os cursos presenciais. Hoje são três cursos que resgatam o prazer de cozinhar, funcionam como terapia e ainda possibilitam uma fonte de renda para quem quiser investir na profissão. Já são mais de 2000 alunos formados, que hoje fazem parte da Tribo do Pão, uma comunidade de padeiros artesanais.

Em 2019 lançou o seu livro digital, O pulo do Gluten, em duas versões, uma gratuita, mais resumida, e uma versão completa que Marcelo oferece como bônus em alguns cursos.

Hoje Marcelo pode dizer que vive da sua paixão, e sua grande missão é resgatar a fama do pãozinho como alimento saudável na mesa das famílias. E isso é só o começo...

VEJA TAMBÉM

Lucy Alves lança o single Gotas de Amor/Oh Chuva do novo álbum Avisa

Tem loira na estrada! Carol Ortega e sua gatinha Freedom pelas estradas americanas

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


Marcelo Horta, Chef e mestre padeiro, fabrica os melhores pães artesanais com fermentação natural do Rio



Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017