Ana Xisdê além dos Games

Suas múltiplas habilidades a levaram de jogadora para apresentadora de super eventos da área

30 de SETEMBRO de 2021

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Ana Xisdê além dos Games

A indústria dos games tem sido uma mina de ouro para novos talentos. A juventude que aprendeu a fazer do amor pelos jogos a sua profissão, tem duas vantagens importantes: as possibilidades da tecnologia e a própria habilidade desta geração de ser multifuncional.

Ana Xisdê representa bem este grupo: jovem, apaixonada pelos games, extremamente talentosa e carismática. Ela tem apenas 26 anos e coleciona uma carreira diversificada e muito bem-sucedida.

Suas múltiplas habilidades a levaram de jogadora para apresentadora de super eventos da área como BGS (Brasil Game Show – maior evento de games da América Latina), o palco de games da CCXP (Comic Con Experience), Poco X3 para a Xiaomi em 2020, entre outros. Em 2019, Ana foi eleita a Melhor Caster BR pelo Prêmio Esports Brasil (maior premiação dos esportes da América Latina). Em 2020, foi finalista a Apresentadora do Ano pelo Esports Awards (maior premiação dos esportes do mundo) e este ano se tornou jurada deste mesmo prêmio internacional.

Em entrevista, ela conta um pouco sobre a vida pessoal, aspirações profissionais e relembra o passado para construir um futuro brilhante.

O Esports Awards é o maior prêmio de games do mundo e você é a primeira brasileira na história da premiação. Como foi receber essa notícia?

Foi uma mistura de emoções entre felicidade e responsabilidade. Um reconhecimento internacional dessa forma é algo que nós brasileiros buscamos muito no geral, sabemos como a barreira da língua muitas vezes nos atrapalha, mas a barreira da paixão dos jogos não existe, somos uma das nações mais apaixonadas nesse sentido e exatamente por tudo isso que eu sabia que mesmo estando muito feliz por mim, agora eu tinha o papel de trazer essa mesma felicidade a outros brasileiros e latino americanos que merecem esse reconhecimento também. Então celebrei muito, mas logo foquei na responsabilidade para poder compartilhar desse sentimento de representatividade do meu próprio país com outras pessoas também merecedoras disso. Levo meu "trabalho" como jurada com muita seriedade, sendo uma voz ativa para que sejamos sempre considerados quando estivermos de fato no topo, mesmo que parte do mundo não entenda nossa língua.

Que outros projetos você tem desenvolvido paralelamente?

Minha vida tem estado uma loucura! Estou apresentando o podcast do Prêmio Esports Brasil, a maior premiação de esportes eletrônicos da América Latina, e estou com um outro projeto mais voltado ao Free Fire engatilhado que deve sair em breve. Também temos projetos do próprio Banco do Brasil rolando nesse momento! Além disso, nunca paro de fazer eventos e criar conteúdos, já que esse é meu foco hoje em dia. Parece pouco, mas quando você se junta a um noivado e mudança de apartamento, parece que 24h no dia fica pouco demais pra tudo, porém não reclamo, porque absolutamente amo tudo que faço e por mim que eu faço cada vez mais!

Como gerenciar o tempo para dar conta de tanta coisa?

Uma das coisas mais importantes pra mim é estar acompanhada por pessoas que te ajudam, mesmo que seja apoio moral, sabe? haha Sou muito abençoada pelas pessoas que tenho ao meu redor, são elas que me permitem dar o meu melhor e focar naquilo que quero fazer. Outro segredo é amar o que faz, eu realmente sou do ditado que "Faça o que ama e nunca mais trabalhará na vida", eu arranjo qualquer tempo na agenda para fazer mais sempre. Algo que também me ajuda é ter algo que está fora do trabalho para fazer nos momentos de cansaço, recentemente comecei a tocar piano e tem sido terapêutico. Se ainda assim estiver difícil, o segredo é tirar um dia para não fazer nada, eu acredito que o trabalho deve seguir o seu ritmo e tirar um dia de folga faz parte, mesmo na internet!

Por conta da sua parceria com o Banco do Brasil, você tem passado para o público mais jovem a importância de usar o dinheiro de forma inteligente. Como e quando você percebeu a importância de usar o dinheiro com responsabilidade?

Considero que comecei tarde a trabalhar meu relacionamento com dinheiro. Quando comecei a trabalhar e ter meu próprio dinheiro eu tinha pavor em guardar e não poder fazer algo que eu queria fazer, porque sentia que havia me privado disso por tanto tempo durante a adolescência. Foi apenas um ano antes de começar essa parceria com o banco que realmente aprendi que quando me planejo financeiramente eu não estou me privando de nada, estou na verdade garantindo que poderei alcançar meus objetivos mais importantes tanto a curto quanto a longo prazo e guardar dinheiro com finalidade faz muita diferença. Além disso, eu também determinei um salário para mim independente de quanto eu ganhar no mês, assim eu garanto que mesmo que eu passe por um período com pouco trabalho, eu ainda terei uma quantia reservada por conta dos meses que ganhei mais do que esse salário, garantindo mais estabilidade. Pra mim é muito importante falar sobre tudo isso porque muitas pessoas que me seguem tem o sonho de trabalharem com jogos e todos devem estar preparados, pois ainda é um mercado bastante volúvel e instável, é possível ganhar bastante dinheiro sim, mas você também pode ter um contrato encerrado e não conseguir outro trabalho por um bom tempo, vivendo em São Paulo e tudo, é preciso estar preparado. Além de conscientizar a família Xisdê de tudo isso, com a parceria com o Banco do Brasil, eu ainda posso com propriedade falar sobre produtos e oportunidades que o banco traz que podem realmente mudar a vida das pessoas e ajudá-la a atingir seu objetivo independentemente do momento em que se está na vida, então faz todo sentido.

Você fez um relato de relacionamento abusivo muito difícil. O que te levou a contar essa história?Eu cresci na internet, eu passei a me aceitar e me descobrir mais na internet, eu trabalho na internet, minha vida é aqui, com as pessoas que me acompanham e realmente não é possível compartilhar tudo o tempo todo, às vezes precisamos de tempo, mas no final das contas tomei essa decisão por dois motivos principais: Eu posso mudar a vida de alguém com meu próprio relato e eu busco ser genuína com minha comunidade e esconder algo que impacta quanto quem eu sou hoje, é privar essas pessoas de saber ainda mais sobre a Ana Xisdê. Claro que fiz isso apenas quando estava pronta para enfrentar o que viesse e mais uma vez minha comunidade sempre me surpreende com o apoio. Não é sobre atacar quem fez isso comigo, é sobre focar em evitar essas situações, perdoar e saber se entender e entender que não há arrependimento em deixar relacionamentos abusivos, mesmo a gente tendo muito medo dessa decisão e até de aceitar que estamos passando por isso.

O que você diria para quem passa por isso?

Exatamente isso: Não existe arrependimento em se deixar um relacionamento abusivo. Não é fácil, mas ter essa frase em mente pode te tranquilizar muito. Se as coisas ficarem difíceis demais, procure ajuda

Você se chama Ana Paula, mas há muito tempo você é conhecida como Ana Xisdê. Recentemente, surgiu uma organização usando o mesmo nome, o que pode ser considerado plágio, já que eles estão no mesmo segmento que você. Como você está lidando com isso?

Sim! Muito mais Ana Xisdê do que Ana Paula hoje em dia. São mais de treze anos usando esse nome, ou seja mais da metade da minha vida já! Sobre a organização, eu não entendo bem como alguém pode fazer algo assim, ainda mais considerando que as pessoas envolvidas nela também já me conhecem há muito tempo. Eu deixei claro meu desconforto com a situação, mas continuaram com o uso. Pra quem se diz autêntico e que considera o espaço feminino no mundo do game, é uma conduta bem estranha, mas estamos tentando resolver esse problema todo com eles.

VEJA TAMBÉM

Valentina Saluz no lançamento da coluna PORTFOLIO CONEXÕES

Grand Construtora lança mais de 1 bilhão de reais em VGV em único lançamento ainda em 2021

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


Ana Xisdê além dos Games



Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017