12 de MAIO de 2022
O ator capixaba Rafael Gualandi, de 27 anos, entra em "Além da Ilusão" como Tavito, o melhor amigo e braço direito de Nelsinho (Johnny Massaro). A dupla chega na cidade chamando atenção e causando muita intriga, em um momento em que Isadora (Larissa Manoela) está mais rebelde e acaba entrando para a trupe deles. De família rica, Tavito é mimado, marrento e sedutor, apesar de ser covarde em algumas situações e ter muito medo da mãe (Beth Lamas).
Rafael conta que teve liberdade para criar o personagem e se inspirou em Marlon Brando e John Travolta. "São atores que uso de escola para minha carreira. Mas, especificamente para esse trabalho, me inspirei nos personagens dos filmes “O Selvagem” e “Grease”. Sou muito fã do Tarantino também, e essa pegada badboy está muito presente nos filmes dele", afirma ele, que está ansioso para conferir o resultado no ar. "A expectativa está alta e tenho certeza que o público vai adorar esses badboys. Foi um grande desafio fazer o Tavito, entrar no meio da novela, com o elenco todo quente. Contracenar com o Johnny também foi desafiador porque, apesar de jovem, ele é uma referência e um ator incrível. Me senti muito abraçado, tanto pelo elenco quanto pela produção e direção", assume. Antes da novela, o ator gravou uma participação em "How To Be a Carioca", série original do Star+.
Rafael iniciou a carreira em 2009 na Escola de Teatro Tânia de Moraes, quando mudou-se para o Rio de Janeiro aos 14 anos. Ele esteve em cartaz com 20 espetáculos, dentre eles “Os Melhores Anos das Nossas Vidas”, e os musicais “Grease” e “Capitães da Areia”. Este último, Rafael destaca como uma experiência única porque, além de atuar, lutava capoeira, tocava violão, berimbau, cajon e percussão no palco. Gualandi também atuou em um longa, dois curtas, duas Webséries e três clipes musicais, além de ter feito vários workshops, oficinas e estudado interpretação para TV e teatro com profissionais renomados. Fez ainda algumas participações em novelas na Record e na Globo, entre elas “Belaventura”, “Malhação - Vidas Brasileiras” e “Bom Sucesso”.
Muito tímido, antes de entrar para o teatro, Rafael lembra os motivos que o ajudaram a decidir encarar a profissão. "Primeiro, porque o teatro gera em mim um turbilhão de sensações e sentimentos, frio na barriga, que nenhuma outra coisa que eu tinha feito na vida me gerou. Segundo, porque a minha família sempre me incentivou e apoiou. Por último, foi porque, depois de eu fazer uma peça no colégio, todos os amigos e a professora vieram até mim para elogiar e dizer que eu precisava ser ator. Acho que não tinha como fugir dessa vocação", conta.
Apesar de a carreira de ator ser prioridade para Rafael, não é só a arte que ocupa seu tempo. Formado em Engenharia Civil, com pós-graduação em Engenharia Estrutural e cursando atualmente Engenharia de Segurança do Trabalho, ele tem uma empresa de Engenharia Civil, que foi o que segurou as pontas durante a pandemia. "Sempre fui apaixonado por matemática e física. Quando me formei no Ensino Médio, quis estudar algo para que eu tivesse uma segunda alternativa de carreira. Mas minha prioridade sempre será a atuação", reforça.
Fotos Lukas Alencar
VEJA TAMBÉM
Júnior Pinheiro: Conheça nova aposta do sertanejo produzido pela KZA Studio
NOSSAS CAPAS
ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM