João Fenerich, da carreira corporativa à dramaturgia

Ator vive o cirurgião cardiovascular Soares em

17 de MAIO de 2022

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

João Fenerich, da carreira corporativa à dramaturgia

João Fenerich vive o cirurgião cardiovascular Soares em "Quanto Mais Vida Melhor", novela das sete da Rede Globo. Um dos médicos da equipe do Dr. Guilherme (Mateus Solano) na Clínica Monteiro Bragança, Soares é correto, excelente profissional e dedicado, mas não tem com Guilherme a mesma química que a Dra. Joana (Mariana Nunes). Depois de se interessar por Joana, atualmente ele está se envolvendo com Regina (Maria Silvia Radomille), a secretária da clínica. O ator fez antes algumas participações em produtos da emissora, como "Sob Pressão", "Onde está meu coração" e "A Lei do Amor", além de ter participado da primeira fase de "Jesus", na Record.

Depois de estudar em uma escola alemã de São Paulo, João se formou em administração de empresas com ênfase em marketing. Já no mercado de trabalho, gerenciando uma equipe de Ad Sales na Viacom, cuidando de canais como Nickelodeon e VH1, e diante da possibilidade de mudar-se para Nova Iorque pela empresa, resolveu pedir demissão para fazer um mochilão pela Ásia por três meses. Ao voltar da viagem, decidiu estudar artes cênicas. Para bancar os estudos, já que a família não o apoiava na época, começou a trabalhar em uma agência de turismo, o que o possibilitou viajar para lugares incríveis e expandir seus conhecimentos gerais.

Junto com o início dos seus estudos pela Oficina de Atores Nilton Travesso, em SP, iniciou uma montagem teatral na Oficina dos Menestréis, a tão conhecida oficina de Oswaldo Montenegro, onde participou de dois espetáculos pela companhia. Depois de um ano na agência de turismo, João fez seu primeiro comercial, saiu do emprego e decidiu viver da arte. A partir desse momento, começou a focar em publicidade, teatro e no audiovisual. Como ainda era muito recente sua entrada na profissão, procurou fazer a maior quantidade de cursos e workshops para evoluir artisticamente. No meio do processo, Patrícia Villela, sua professora em um dos cursos que fez, o indicou para integrar o elenco de uma peça e, como tinham muita afinidade, resolveram montar outro projeto, de uma peça autoral chamada "O Encontro das Águas", que contou com a direção de Leonardo Miggiorin.

João Fenerich na Stalkeados por Luiz Alberto

Um tempo depois, João se mudou para Nova Iorque para fazer uma especialização mais profunda na técnica Meisner. Estudou no STUDIO4 NYC e o curso terminou com um showcase, com a apresentação toda em inglês em um teatro da Times Square. Quando voltou para o Brasil, trabalhou bastante com publicidade, projetos autorais e também deu início mais a fundo na parte de dramaturgia, fazendo a primeira fase da novela "Jesus", na Record, seguida de mais algumas participações. No começo de 2020, fez teste para um personagem de "Quanto Mais Vida Melhor", que acabou não rolando e, com a pandemia e paralisação de todos os processos, em novembro recebeu a notícia de que tinha sido aprovado, mas para outro personagem, o Dr. Soares. O ator tem também algumas experiências no cinema, entre elas o longa "As Aparecidas", de Ivan Feijó, ainda sem data de lançamento.

Outra paixão de Fenerich é a fotografia, que aconteceu por acaso, quando pegou a câmera de um amigo emprestada para uma ida a Cuba, e acabou rendendo bons cliques. Quando fez o mochilão pela Ásia, comprou a primeira câmera semi-profissional. Desde então, vem apurando o olhar como fotógrafo e retratando um pouco da sua vida e das suas viagens. Em 2018, com uma foto que fez no Myanmar, foi eleito pelo 35Awards - um prêmio internacional de fotografia - TOP 70 Brazil e TOP 35 São Paulo. Já em 2020, pelo mesmo prêmio, dessa vez com uma foto feita no Nepal, foi eleito TOP 100 Brazil e TOP 20 São Paulo.

Há alguns meses, o ator perdeu todo seu acervo de fotos ao deixar seu HD cair no chão. Das milhares de fotos, ficaram poucas, com as quais ele pretende fazer uma exposição. Recentemente, João finalizou mais dois cursos que somam no currículo: Direção de Fotografia e Fotografia Documental. Entre seus projetos nessa área estão: retratar a importância dos botecos e suas personalidades para o desenvolvimento social das comunidades do Rio de Janeiro; um projeto-manifesto chamado "Everyone Is Welcome" sobre o fenômeno da situação dos refugiados no mundo e o atual cenário complexo das migrações; e um projeto de fotografar pessoas albinas na África, mais precisamente na Tanzânia e em Gana.

FICHA TÉCNICA

Foto: Caio Oviedo @c.oviedoph l Produção: Yana Sardenberg @yanasardenberg l Cabelo: Eron Araujo @eronaraujo l Maquiagem: Nataly Alonso @natyalonsomakeup l Assessoria: @explaneassessoria

VEJA TAMBÉM

Dalton Vigh, já são quase 30 anos no ofício de atuar

NOSSAS CAPAS

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM




Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017