14 de AGOSTO de 2022
Parte das fotos que aparecem anexadas em sites de notícias, revistas, instagrans de fofoca e até televisão são feitas pelo Lucas Ramos, que trabalha em uma agência de fotojornalismo com um time de fotógrafos que cobre eventos de famosos em São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados. Lucas fotografa estreias de peças teatrais e no cinema, shows, festivais, desfiles, festas de aniversário dos famosos, coquetéis, gravação de DVD, entre outros. Em entrevista a PORTFOLIO, Lucas contou um pouco sobre sua experiência nos bastidores dos eventos com famosos.
O fotógrafo disse nos disse que "quem vê as fotos já prontas nos sites, revistas e instagrans não imagina todo o corre que acontece até a foto chegar pronta às telas dos celulares de pessoas do Brasil inteiro. Muitas vezes há uma espera de horas para fazê-la, entre vários outros fatores que muitas vezes não dependem do fotógrafo, mas do artista, da assessoria do evento, do espaço disponibilizado para isso".
Perguntado sobre quem é o seu maior concorrente, Lucas responde:
"O celular! Hoje em dia todo mundo tem celular com uma câmera minimamente razoável, e pra alguns veículos não importa a qualidade da foto, mas publicar a matéria o mais rápido possível (antes de outros veículos) para conseguir mais cliques, e até mesmo uma home (destaque) em determinado portal. Sendo assim, eu preciso disparar as fotos em tempo real para toda imprensa para que consigam publicar sobre tal evento sem precisar utilizar a foto feita pelo celular de alguém. Isto é, enquanto estou no evento, entre uma foto e outra, preciso me virar nos trinta para editar rapidamente parte do fiz até aquele momento e então enviar pra todo mundo (os sites assinantes da agência para a qual trabalho)".
Você tem algum artifício para fazer um evento fraco render midiaticamente? Explique contando alguma história.
Sim, mas não se aplica em todos os casos. Um dos artifícios que uso é, se houverem casais, pedir que posem juntos dando um selinho. Eu não sei porque motivo as pessoas amam ver isso, mas é o tipo de matéria que sempre sai, assim como fotos do famoso com os filhos. Há famosos que já sabem disso, e beijam sem que eu precise pedir. A Ludmilla e a Brunna Gonçalves, por exemplo, já me disseram "não" uma vez que pedi que as duas dessem um selinho enquanto eu as fotografava no camarim antes de um show. E a Ludmilla ainda fez questão que eu explicasse o motivo de tantos fotógrafos já terem pedido isso a ela. A questão é: "Ludmilla beija Brunna Gonçalves durante show em São Paulo" é muito mais interessante e atrativo do que "Ludmilla se apresenta em casa de shows em São Paulo". É preciso que haja uma história que justifique a publicação, senão é apenas mais um show. E quem, assim como eu, já fotografou dezenas de shows dela, sabe que na música "Bom" a Brunna sobe no palco e as duas se beijam, então tá tudo bem não ter a foto no camarim, mas seria uma maneira de ter uma foto mais exclusiva, já que a do palco vai ser registrada pelas centenas de celulares das pessoas que estão curtindo o show e postando stories.
O que você mais gosta de fotografar?
Eu amo fotografar shows, principalmente cantoras, já que elas são mais performáticas no palco e acaba dando pra fazer fotos mais artísticas. No entanto, assim como as fotos de um show podem ter um resultado maravilhoso, há situações em que as fotos saem um desastre, já que o fotógrafo não tem controle sobre tudo. Exemplo: Há shows que praticamente não há luz no cantor (shows de rappers americanos costumam ser assim), e para piorar, jogam muita fumaça no palco, e te colocam pra fazer as fotos de um lugar muito longe. Neste caso, eu continuo dando o meu melhor, mas também não faço milagre. Por outro lado, trabalhando para uma agência de fotojornalismo eu preciso também estar atento a tudo que acontece durante o show, bem como prestar atenção se há famosos ou a família do cantor curtindo em cima do palco (na lateral), e registrar isso. Além de estar pronto, caso alguém seja chamado ao palco de surpresa (quando se trata de participações especiais eu costumo saber antes), mas a Anitta, por exemplo, faz o que sentir vontade. Então, dá a louca nela, ela coloca quinze famosos no palco com ela, e fala pro fulano beijar o beltrano. Então, quem vê de fora acha que estou o tempo inteiro curtindo, mas não estou, estou trabalhando pra entregar o melhor material pra quem tá em casa. Vale dizer que que em muitos shows há uma limitação em relação ao tempo que se pode fotografar, normalmente são as três primeiras músicas, mas num show como o do Roberto Carlos, é apenas a primeira (ou seja, você tem cerca de três minutos pra fazer tudo o que precisa).
VEJA TAMBÉM
Rogério Flausino e Marcus Paschoalin abrem galeria de arte em Belo Horizonte
NOSSAS CAPAS
ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM
Lucas Ramos com Zeca Pagodinho