12 de AGOSTO de 2022
Rogério Flausino, vocalista da banda Jota Quest, embarcou em um novo projeto: sua própria galeria de arte em Belo Horizonte. E isso em paralelo à loucura da turnê “JOTA 25 - De Volta ao Novo” em comemoração aos 25 anos da banda. Localizada dentro do Mercado Novo, no centro da cidade, a galeria independente se chama COBO, e é o resultado de uma parceria entre Flausino e o artista plástico Marcus Paschoalin.
Antes de mais nada, de novo, o Mercado Novo só tem o nome, pois foi inaugurado em 1963, mas agora voltou com tudo à cena belo-horizontina, e foi ocupado por estabelecimentos criativos e público jovem. O lugar é super descolado e reúne todas as tribos, repleto de lojas, restaurantes, bares e ateliers que propõem uma releitura moderna das antigas tradições e sabores mineiros. É um lugar divertido para tomar uma cerveja artesanal, provar as delícias regionais e, agora, conhecer um pouco mais da arte mineira.
A proposta do novo espaço cultural é alavancar a arte local e estabelecer a capital mineira como um dos pólos culturais do Brasil e do mundo.
"Queremos ser um local de exposição para artistas novos ou já consagrados, sem preconceitos ou barreiras. Nosso desejo é conseguir mostrar uma diversidade cultural livre", projeta Paschoalin, um dos nomes de destaque da nova cena artística mineira.
Para Rogério Flausino, a iniciativa tem tudo para ser mais um agente na expansão cultural que acontece em BH no momento. "Sou amigo e fã do trabalho do Marcus há uns 20 anos. Quando viemos juntos ao Mercado pela 1ª vez ficamos muito animados em participar dessa movimentação cultural incrível que assistimos ali" relembra.
"Nossa função é colaborar para a continuidade desta deslumbrante ocupação-cultural pela qual o Mercado Novo e a cidade estão passando. A COBO é uma obra em construção e estamos abertos a todo tipo de colaboração", completou Flausino.
Para a movimentada inauguração, repleta de amigos, além de uma série de obras de Marcus Paschoalin, foram convidados mais dois artistas mineiros: FKL, apresentando pinturas realistas realizadas a partir da utilização de materiais inusitados como palitos de picolé e escovas-de-dente; e Rodrigo Câmara, com exposição fotográfica sobre viagem recente feita a Nova Iorque.
A duração da primeira exposição será de dois meses. Com muitas novidades a caminho a COBO Galeria fica no 3º piso do Mercado Novo, bem ali, na Av. Olégario Maciel 744, no centrinho da capital mineira. Está em BH? Passa lá!
Fotos Francisco Dumont
VEJA TAMBÉM
Manoela Ferrari lança o livro A dinastia das Abelindas na Livraria Argumento, do Leblon
NOSSAS CAPAS
ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM