11 de JULHO de 2023
A endometriose é uma doença ginecológica caracterizada por fortes e crônicas dores pélvicas, devido à localização da camada mais interna do útero (endométrio) fora da cavidade uterina. Embora seja considerada uma doença do século XX, é uma entidade reconhecida desde o século XVII. “Acredita-se que 6% a 10% das mulheres em idade reprodutiva, 50% a 60% de adolescentes e adultas com dores pélvicas e até 50% de mulheres com infertilidade sejam afetadas pela doença”, comenta Dra. Anamarya Rocha, ginecologista do JK Estética Avançada em São Paulo. Contudo, em seus estágios iniciais ou em mulheres inférteis assintomáticas ou pouco sintomáticas, pode ser subdiagnosticada.
Tal doença tem sido considerada atualmente como um problema de saúde pública, tanto por seu impacto na saúde física e psicológica como pelo impacto socioeconômico decorrente dos custos para o seu diagnóstico, tratamento e monitoramento. Nos últimos 30 anos, estudos estão sendo realizados com o objetivo de desvendar essa enigmática e complexa doença, buscando entender que diferentes mecanismos etiopatogênicos e fisiopatológicos estão envolvidos, bem como novas terapias.
Os sintomas da doença são variáveis e dependem de onde os focos de endometriose estão presentes. Ela pode se mostrar assintomática em 2% a 22% das mulheres, mas, na maioria dos casos, a sintomatologia envolve cólicas mais intensas no período menstrual, dor na relação sexual, dor para urinar, alterações nos hábitos intestinais e, frequentemente, infertilidade. Nenhum desses sintomas é específico o que dificulta o seu diagnóstico.
O uso de terapias medicamentosas para endometriose é baseado no fato de que a endometriose é responsiva a hormônios. Para alguns casos de endometriose, a cirurgia aberta ou videolaparoscópica podem ser necessárias.
“O tratamento deve ser individualizado, levando-se em conta sempre os sintomas da paciente e o impacto da doença e de seu tratamento sobre a sua qualidade de vida” alerta Dra. Anamarya. E finaliza, “uma equipe multidisciplinar especializada deve ser, sempre que possível, envolvida, na tentativa de fornecer um tratamento capaz de abranger todos os aspectos biopsicossociais da paciente”.
Anamarya Rocha é ginecologista e sexóloga, especialista em ginecologia endócrina.
Acompanhe todas as novidades sobre este e outros assuntos femininos seguindo o instagram @dra.anamaryarocha
Endereço para correspondência
JK Estética Avançada @jkesteticaavancada l Av. Presidente Juscelino Kubitscheck,1545 - 11º andar - Vila Nova Conceição - São Paulo –SP, Brasil l CEP: 04543-011
VEJA TAMBÉM
Dra. Anamarya Rocha explica tudo sobre o rejuvenescimento Íntimo feminino
NOSSAS CAPAS
ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM