Não quer fazer feio no Carnaval?

Confira as dicas dos especialistas em etiqueta e comportamento Alberto Sabino e Fernanda Britto

31 de JANEIRO de 2024

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Não quer fazer feio no Carnaval?

Os dias de folia se aproximam e muita gente já está pensando em que fantasia vai usar, além de preparar a sua lista de blocos e escolas de samba preferidos. No entanto, nem só de confete, serpentina e muito samba vive o Carnaval. Alberto Sabino e Fernanda Britto, especialistas em Etiqueta e Comportamento, separaram dez dicas para não fazer feio nos dias de Momo. Seja na Sapucaí, nos bailes ou nos blocos de rua. Confira!

1 - Cuidado com as redes sociais

Na empolgação do momento, é natural que você, folião, saia publicando tudo o que vê pela frente. Mas tome cuidado: não poste fotos ou vídeos de pessoas em situação constrangedora, seja por excesso de bebida ou outros motivos. Mesmo se for você essa pessoa, a não ser que queira mesmo aparecer, não importa como. Depois, não reclame de eventuais consequências!

2 - Não exagere no álcool

Beber demais é uma das principais gafes que os dias de folia proporcionam. Para evitar passar da conta, peça a algum amigo para dar um toque se você passar dos limites na animação. Entre outras consequências, além do vexame local, alguém pode postar esse seu mico nas redes.

3 - Fez algo errado? Falou demais? Peça desculpas, se for possível

Se você descobre no dia seguinte que cometeu uma gafe ou ofendeu alguém, pense em uma maneira de pedir desculpas. Ou, se for impossível, não fique comentando sobre o caso e simplesmente o delete. Voltar ao assunto pode ser pior e gerar ainda mais constrangimento.

4 - Lugar de lixo, é no lixo!

Não é porque é carnaval que a cidade deve ficar toda suja. Procure jogar o lixo em lugares apropriados e evite colocar objetos que possam ferir outras pessoas, como garrafas de vidro quebradas, por exemplo. Não jogue nada nas ruas! As cidades possuem muitas latas de lixo para atender essa demanda. Não custa nada você pegar o lixo que produziu e jogar no lugar certo. Os lixeiros passam todo dia de manhã e de noite para recolher e deixar as latas de lixo vazias para o outro dia de festa.

5 - Não se convide, nunca!

Não insista além da conta pra ser convidado para camarotes, almoços e eventos em geral.  O anfitrião, ou organizador, tem um limite de pessoas para respeitar e, mesmo que você se considere uma pessoa “convidável”, pode não ser possível. Não estrague sua amizade por causa disso!

6 - Nada de pratos cheios, furar fila do bufê ou pegar a cadeira de outra pessoa

Não faça pratos super cheios quando for convidado. Repita algumas vezes, se for conveniente. E não passe na frente de quem já está se servindo na mesa do bufê. Furar fila é de uma falta de educação…Respeite a cadeira já utilizada por outra pessoa e não se sente em mesas onde não seja bem-vindo.

7 - Aposte em roupas sensuais, mas sem vulgaridade

Gosta de pouca roupa, principalmente no Carnaval? Existe uma diferença entre ser sensual e ser vulgar. Se você tem alguma consideração pela sua imagem pessoal e profissional, lembre-se disso. A não ser que, em sua profissão, se vestir assim seja o foco. Sim, é possível ter muita animação e descontração sem perder seu estilo elegante, se for essa a sua vontade. Começando pelo respeito aos outros e passando por suas atitudes e maneira de se vestir.

8 -  Cuidado com materiais que podem machucar das fantasias

Não use em sua fantasia materiais que possam machucar outras pessoas, como arames expostos e outros. Isso, claro, vale para o caso de você mesmo escolher sua fantasia, customizá-la e montá-la. Nos desfiles das escolas de samba, as fantasias são mais elaboradas. Sendo assim, use-as somente na apresentação na Avenida e, depois, troque de roupa.

9 - Não confunda paquera com assédio

Todos sabem que a folia combina com paquera. No entanto, é fundamental saber diferenciar um interesse maior com assédio. Nada de importunar as pessoas de forma agressiva. Uma coisa é tentar a sorte e ser bem recebido, outra é levar um fora, por conta do outro não estar afim, e você não saber lidar com isso. Paquerar é livre e permitido. Assédio é crime. Não é não.

10 - Use os banheiros químicos

Para atender a população de forma mais eficiente, as prefeituras têm colocado banheiros químicos à disposição. Use os banheiros! Eles estão ali para isso. Uma cidade limpa é muito melhor para todos, ainda mais quando está mais cheia! As pessoas precisam saber se comportar. Usar banheiro químico não é somente prova de elegância, mas de civilidade e inteligência.

SOBRE FERNANDA BRITTO

Há um ano e meio com seu canal solo no Tiktok e Instagram, ela despontou como um dos maiores sucessos da internet nos últimos tempos. Falando sobre sua história de vida, Fernanda aborda assuntos de comportamento, moda e etiqueta de forma direta e cheia de humor. Na vida profissional, trabalhou com receptivo de nomes internacionais, incluindo a realeza britânica. Foi assim que partiu para o setor de protocolo. Numa época sem Internet, a solução era a pesquisa na biblioteca e nos consulados. A necessidade de entender os costumes de cada cultura e sua natural curiosidade a conduziram a buscar a origem dos costumes encontrados a cada novo trabalho. Assim, a paixão pela história, aliada à prática e ao trabalho a guiaram pelo mundo da etiqueta. É bem verdade que a casa onde Fernanda nasceu a ajudou muito nesse percurso, mas nada foi mais definitivo do que o próprio gosto pessoal por "gente". Hoje, Fernanda ministra cursos e palestras sobre o tema e possui quase um milhão de seguidores em suas redes sociais.

SOBRE ALBERTO SABINO

Alberto Sabino é um designer de bijoux e joias renomado por suas criações únicas e elegantes. O artista tem paixão pela busca da beleza e da originalidade, incorporando sua visão artística e habilidades técnicas na fabricação de peças que têm marcado gerações. Além de suas habilidades como designer, também atua como consultor de Comportamento, Etiqueta e Estilo. Desta forma, tem como principal objetivo transmitir a mensagem correta por meio de gestos, palavras e aparência, fornecendo orientação personalizada para todos os que desejam aprimorar sua imagem e interação sociais. Foi justamente por essa faceta que foi convidado por Tatá Werneck para ser entrevistado em seu programa “Lady Night”.  Já como entusiasta de viagens de luxo, Sabino se destaca como um especialista em dicas e experiências exclusivas. Sua dedicação em promover o Rio de Janeiro nas redes sociais, além de ministrar palestras sobre suas diversas atividades, o levou a ser nomeado um dos embaixadores de turismo da Cidade Maravilhosa. Nas redes sociais, Alberto administra o grupo Etiqueta Moderna, que conta com mais de 28 mil seguidores no Facebook e mais de 4 mil no Instagram.

VEJA TAMBÉM

Baile de Carnaval do Gueri-Gueri terá show do Fundo de Quintal, Patrícia Poeta de madrinha e homenagem à Yemanja

NOSSAS CAPAS

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


Não quer fazer feio no Carnaval?



Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017