Peça Nunca Desista de Seus Sonhos, baseada na obra de Augusto Cury, considerado o autor mais lido da década, está de volta ao Rio

Em seu terceiro ano em turnê pelo Brasil, a comédia reflexiva se apresenta nos dias 23 e 24 de março no Teatro Vannucci. Maximiliana Reis e Nizo Neto protagonizam a história

20 de MARÇO de 2024

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

Peça Nunca Desista de Seus Sonhos, baseada na obra de Augusto Cury, considerado o autor mais lido da década, está de volta ao Rio

Vale a pena viver a vida, mesmo quando o mundo parece ruir aos nossos pés. Para isso, devemos usar nossos sonhos para temperar a existência, nossas dores para nos construir e não para nos destruir”. Esse pensamento de Augusto Cury, médico psiquiatra e considerado o autor mais lido da década, nos dá apenas um aperitivo do que o público pode esperar ao assistir à comédia reflexiva “Nunca desista de seus sonhos”, que se apresenta nos dias 23 e 24 de março no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea, na Zona Sul do Rio. A peça, baseada no livro homônimo de Cury, propõe ao público uma viagem de autoconhecimento, reflexão sobre a sua própria vida e sobre a necessidade de uma orientação psicológica diante de problemas autossabotadores, além do entendimento de seus sonhos como objetivos a serem buscados em qualquer tempo, mas de forma alegre e divertida. No palco, os protagonistas Maximiliana Reis e Nizo Neto experimentam uma verdadeira salada de emoções, indo do riso à angústia, passeando por mensagens de resiliência, motivacionais e de muita esperança. Em busca da felicidade, mesmo quando tudo parece dar errado.  “Devemos gritar em silêncio que os melhores dias estão por vir, enfrentar os períodos mais tristes da vida não como pontos finais, mas como vírgulas para continuar a escrever nossa trajetória”, completa Cury, que adaptou o texto para a linguagem do teatro, ao lado de Ingrid Zavarezzi. A direção é assinada por Rogério Fabiano. O espetáculo poderá ser visto no sábado, às 21h; e no domingo, às 20h. A classificação é de 10 anos.

SOBRE OS ATORES E A PALAVRA DO DIRETOR

Para Maximiliana Reis, muitas mulheres irão se identificar de imediato com a sua personagem. “Carol é o espelho de muitas mulheres guerreiras no Brasil e no mundo, que sofrem as pressões dos altos e baixos da vida. Mas não perde a esperança de virar o jogo”, avalia a atriz, que comemora 40 anos de carreira: “É uma honra fazer parte dessa equipe talentosa. E está sendo um sonho realizado encenar uma obra de Augusto Cury”.

Maximiliana conta como o texto toca em cheio a plateia. “O motivo que aceitei interpretar Carol foi a identificação com a temática a ser abordada e como gostaria de ajudar tantas pessoas com essa terapia no teatro. O público vai se identificando em cada cena e a cada personagem. Ao final de cada sessão, muitas mulheres se aproximam, emocionadas, querendo expressar o quanto foi valioso assistir ao espetáculo naquele momento. É um prazer enorme ter essa recompensa imediata”, vibra ela, que já fez trabalhos no teatro e na TV: foi atriz e produtora do sucesso “Os monólogos da vagina”, que ficou 20 anos em cartaz, e de “Querido Mundo”. Na telinha, atuou nas novelas "Chiquititas" (SBT, 2013) e “Cúmplices de um resgate” (SBT, 2015).

Em turnê pelo Brasil afora com o espetáculo, Nizo Neto tem recebido um retorno positivo das pessoas, tanto pelas redes quanto ao vivo, no fim das sessões. A plateia se vê em seu personagem Breno. Aliás, o próprio se identifica. “É aquele cara que passa por muitas coisas que muitas pessoas passam, né? Que é o problema da autoestima. E os altos e baixos da vida que nos surpreendem. Um cara que se preparou, estudou e que, agora, está fazendo o que não gosta, tendo que morar onde não quer, porque a vida colocou ele nessa situação. De uma certa forma, eu me identifico com ele, porque, como falei, a vida é cheia de altos e baixos, ainda mais para nós, artistas. É a dificuldade de você dar a volta por cima, encarar o que está passando e pedir ajuda, nesse caso, terapia. Eu faço terapia há muitos anos e ajuda demais, demais”, revela.

Em cena, Nizo ainda personifica o escritor Augusto Cury. Momento em que tem a oportunidade de mostrar um outro lado como ator. “Interpretar o Cury é um privilégio. Ele é incrível. Ainda mais porque eu estou muito acostumado a fazer comédia, né? E esse personagem é um personagem sério. O Breno, por exemplo, tem uma pegada mais cômica e tal, mas esse é um personagem sério, que mostra um lado diferente meu como ator”, vibra ele, que é comediante, escritor, palestrante, diretor e dublador. É conhecido por suas atuações em novelas, como em “A próxima vítima” (1995) e “O Cravo e a Rosa” (2000) – ambas na Globo - e programas de humor, como o Seu Ptolomeu da “Escolinha do Professor Raimundo” (Globo). Já dublou inúmeros filmes, desenhos e séries, entre eles o sucesso “Cobra Kai” (Netflix), onde empresta a sua voz ao ator Ralph Macchio, protagonista. Neto comanda o podcast Nizológico.

Em seu terceiro ano em turnê pelo Brasil, a peça tem emocionado as plateias por onde passa. “A peça tem comédia; tem uma parte emocional; fala sobre sonhos; e motiva o espectador a não desistir dos seus sonhos, das suas ambições e dos seus sentimentos. As personagens estão lutando em busca de sua felicidade. O espetáculo, que navega por toda as idades, é inspirado na força de vontade que move o ser humano, e é isso que a gente quer passar para o público: motivá-lo a não desistir e, pelo o que a gente vê da reação, a gente está conseguindo isso”, conta o diretor Rogério Fabiano. Com mais de 40 anos de carreira, Fabiano destaca os seus últimos trabalhos: na TV, atuou nas novelas “Os Mutantes” (2009) e “Prova de amor” (2006), ambas da Record; e no teatro, estrela a peça “Allan Kardec”, há mais de dez anos em turnê pelo Brasil; atua na comédia “Sorria! Você está no além” e assina a direção de “O futuro da humanidade”. E ainda dirige o show da cantora Gina Garcia, mãe de Gloria Groove, “Gina canta Gal”, em homenagem à saudosa Gal Costa.

Também no elenco: Fernanda Lorenzoni e Murilo Cunha. Cada um interpreta mais de um papel, transitando por gerações diferentes. Fernanda vive Vânia, Amélia e Tatiana, personagens que abordam temas, como a maternidade; o racismo; a depressão aos 80 anos; e a rebeldia e dependência das redes sociais na adolescência. E Murilo dá vida a Mateus e Guto, de 32 anos e 12, papéis ricos de questionamentos sobre a vida e o futuro e o atraente mundo dos negócios online.

Fernanda atuou em “A farra dos atores”, “O Parturião”, “Forever young (também foi diretora de palco e assistente de direção), entre outras produções. Foi assistente de direção no espetáculo on-line “As aves da noite” (melhor espetáculo virtual pelo prêmio APCA). Já Murilo apresentou o Top Game (Band, Gazeta, Rede TV e afiliadas do SBT e Record). E participou de “Cantando na chuva”, “Alguém pra chamar de seu”, “Segunda okê”, entre outras peças.

SERVIÇO

Dias 23 e 24 de março, Teatro Vannucci – Rua Marquês de São Vicente 52, Shopping da Gávea l Sáb, às 21h. Dom, às 20h l Entrada: entre R$ 50 e R$ 100 l Classificação: 10 anos l Duração: 70 min.

Link de vendas:

https://bileto.sympla.com.br/event/91070/d/240374?share_id=1-copiarlink

VEJA TAMBÉM

Bia Brumatti, a jovem estrela do teatro musical que encanta palcos e telas

NOSSAS CAPAS

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


Peça Nunca Desista de Seus Sonhos, baseada na obra de Augusto Cury, considerado o autor mais lido da década, está de volta ao Rio



Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017