04 de MAIO de 2025
Carlos Drummond de Andrade é um dos mais importantes autores brasileiros e um grande colaborador para a vanguarda modernista que revolucionou a literatura no Brasil. Equilibrar a fluência entre o erudito e o popular é o primeiro desafio de Leonardo Miggiorin em “Não Se Mate”, em cartaz no Teatro Itália, com sessões de sábado a terça-feira, às 20h. No espetáculo, que marca a estreia do ator, diretor e produtor Giovani Tozi como dramaturgo, Miggiorin busca alinhar a frequência dos poemas de Drummond à dramaturgia humorada e futurista de Tozi. A montagem teve sua estreia nacional com apresentações esgotadas no CCBB Rio de Janeiro, fez temporada no CCBB Belo Horizonte e foi convidada para a abertura da Semana Drummondiana em Itabira, Minas Gerais, cidade natal do poeta. O título é inspirado no poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade, lançado em 1962 como parte da "Antologia Poética" organizada pelo próprio autor. A narrativa também incorpora outros poemas icônicos de Drummond, como "Poema das Sete Faces", "E agora José" e "Uma Pedra", entrelaçando-os com a história.
Na história, Leonardo Miggiorin interpreta Carlos, um artista plástico que atravessa um momento complexo de perdas que afetam diretamente seu equilíbrio emocional. Apesar do tom humorado, em que o personagem ainda consegue rir de si mesmo, o texto propõe um mergulho psicológico e traz à tona o drama dos jovens que, por não enxergarem razões para viver, decidem tirar a própria vida. A abordagem psicológica do texto ganha força graças ao entendimento e à intimidade de Miggiorin com o tema, já que ele é formado em psicologia. Atualmente, Miggiorin concilia a carreira de ator com atendimentos clínicos e, durante a pandemia, realizou uma pós-graduação em psicodrama.
Sobre esse interesse, o ator comenta: "Sempre quis estudar psicologia antes mesmo de pensar em ser ator. Mas a carreira na atuação surgiu de surpresa e deu certo, então aproveitei ao máximo, pois é algo que amo e me realiza muito. Neste momento da minha vida, a psicologia está a serviço da arte”. “Não Se Mate” tem suas origens nos tempos de pandemia, quando foi lançada uma primeira versão. Leonardo Miggiorin divide a cena, de forma virtual, com o veterano Luiz Damasceno, que completou 80 anos em 2021. Consagrado nos palcos, Damasceno interpreta José, um homem misterioso que começa a enviar mensagens para o celular de Carlos.
SINOPSE CURTA
Uma pedra no meio do caminho pode ser um problema que imobiliza ou apenas um motivo de desvio por uma rota surpreendente. Carlos enfrenta um momento complicado de perdas e não consegue se livrar da sensação e imobilidade. Não se sente motivado pra nada. A partida da mãe, o término com a namorada e a dispensa do trabalho foram gatilhos para um quadro depressivo que quase o fez desistir de tudo. As mensagens inesperadas de um homem misterioso acendem uma nova luz nas perspectivas do jovem e mudam o rumo da história.
SERVIÇO
Não se Mate
Temporada: de 26 de abril a 25 de maio l Sessões: de sábado a terça, 20h l Onde: Teatro Itália (292 lugares) - Av. Ipiranga, 344 – República, São Paulo l Ingressos: Inteira: R$ 80 |Meia: R$ 40. Vendas na Sympla l Classificação indicativa: 10 anos l Duração: 75 minutos.
Para informações e curiosidades acesse:
Acesse: www.instagram.com/naosematenoinsta
Foto: Priscila Prade
VEJA TAMBÉM
Agora é Que São Elas estreia com teatro lotado e famosos na plateia em São Paulo
NOSSAS CAPAS
ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM