07 de MARÇO de 2021
O paranaense da cidade de Assis Chateaubriand, Paulo Landim está fazendo sucesso na web com seu canal no YouTube, atualmente com 250 mil seguidores. Com seu jeito descontraído e espontâneo ele mostra o dia-a-dia de ser caminhoneiro nos Estados Unidos, suas aventuras, os dias bons e os perrengues. Casado com Ana Landim, com quem teve três filhos, Paulo mora em Orlando, na Flórida. Aliás, quem mora lá é a família porque ele mora mesmo é na estrada.
Paulo fez sua primeira tentativa de viver nos EUA em 1996, após o casamento com Ana. O casal mudou pra lá motivado em ter uma vida melhor. “A experiência no início foi difícil por não saber a língua e não ter muito dinheiro. Mas depois foi maravilhoso” comenta. Na época, viveram na região de New Jersey onde dois, Paulo Jr. e Poliana, nasceram. Mas, a saudade da família no Brasil falou mais alto e, após nove anos morando na América e com uma boa poupança, voltaram para o Brasil. “Meus dois filhos nascidos aqui ainda não conheciam os avós. Voltamos e vivemos mais quase 15 anos no Brasil, quando nasceu Fabiana, e foi muito bom criar os filhos junto de toda a família, não nos arrependemos de nada”.
Autobahn Caminhões comemora aquecimento de vendas dos caminhões VW e MAN
Com sua simpatia peculiar, ele abriu um tempinho na sua corrida rotina para um rápido bate-papo com a PORTFOLIO.
Como foi a decisão de retornar para os EUA?
Já podendo estar legal no país, por ter dois filhos cidadãos americanos e maiores de idade, achamos que seria melhor para todos nós recomeçar uma vida aqui, dessa vez um pouco diferente.
No que você trabalhou até chegar a dirigir caminhão nos EUA e quando começou?
No passado trabalhei na construção e no ano de 2000 virei motorista de caminhão autônomo nos Estados Unidos.
Penso que a família seja muito importante pra você já que passa muito tempo na estrada.
Minha família é tudo pra mim, tudo que faço é por eles. E eles reconhecem tudo e fazem a parte deles. Somos muito unidos mesmo. Sempre que vamos tomar uma decisão, tomamos juntos. Inclusive a de retornar pros Estados Unidos.
Sei que o trabalho é duro. Normalmente, quantas horas dirige por dia e quantos dias folga?Trabalho em média 12 horas por dia de segunda a sexta. Folgo dois dias e, às vezes, um só.
Você estava bem tranquilo dirigindo com o caminhão da empresa, sem as preocupações de dono do caminhão, por que resolveu comprar o seu próprio?
Sempre gostei de ser autônomo. Mesmo meu patrão sendo muito bom pra mim, ser dono do meu próprio caminhão me da mais liberdade.
Você acabou de comprar seu caminhão. Fala dele. Marca, modelo, motor, ano, potência, câmbio, etc.
É um Peterbilt ano 2007, Glider kit, motor Cummins com 625 cavalos. Dá menos manutenção e não é rastreado por satélite.
Você tem muitos seguidores no Brasil, por aí também, quais os conselhos que daria para quem mora no Brasil e fica animado em ir para os EUA para dirigir caminhão.
Planejamento. Tem que pensar mil vezes antes de largar uma vida inteira no Brasil pra começar uma do zero aqui.
Como surgiu a ideia do canal do YouTube?
Minhas filhas e minha esposa já tem canal há seis anos. Me inspirei nelas e tive todo o apoio delas. Inclusive elas que me ensinaram a gravar, editar, postar e tudo mais. Elas que criaram pra mim também todas as minhas páginas no Faceook e Instagram.
Pra finalizar, que mensagem gostaria de deixar?
Para ninguém nunca desistir dos sonhos, mas é necessário muito planejamento. A vida aqui é muito boa, mas tem que suar muito a camisa sempre, principalmente nos primeiros anos até se estabilizar.
Conheça o canal de Paulo Landim no YouTube clicando AQUI
VEJA TAMBÉM
Tem loira na estrada! Carol Ortega e sua gatinha Freedom pelas estradas americanas
Todacarga Transportes recebe a chave do primeiro VW Meteor do Espírito Santo. O maior caminhão Volkswagem fabricado no mundo
ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM