História do Grupo Scandia de transporte coletivo teve início em 1968

Amigos de Caratinga, cidade do interior de Minas Gerais, viram a oportunidade de um negócio promissor em Belo Horizonte

09 de AGOSTO de 2021

Icone Compartilhamento Facebook Icone Compartilhamento Twitter Icone Compartilhamento Google Plus Icone Compartilhamento Tumblr Icone Compartilhamento Pinterest Icone Compartilhamento Linkedin

História do Grupo Scandia de transporte coletivo teve início em 1968

A História do Grupo Scandia, começa com amigos de Caratinga, uma cidade de interior de Minas Gerais, que viram a oportunidade de um negócio promissor em Belo Horizonte.

Em 30 de Maio de 1968 os amigos Demócrito de Azevedo - Atacadista de Cereais, Geraldo Lopes Salgado - Comerciante e Joaquim Ferreira Lopes - Contador, se reuniram em um mesmo ideal e decidiram investir em um ramo diferente dos que já estavam habituados, o transporte coletivo de passageiro em Belo Horizonte, onde adquiram a Viação Scandia Ltda. que na época operava precariamente com 8 carros, onde com muito empenho e dedicação, em pouco tempo estavam renovando a frota por veículos mais novos e aumentando aos poucos o número de linhas que operavam e consequentemente o número de carros.

Com a meta desinibida para o crescimento, a empresa não parou por aí, após alguns anos e com o surgimento de novos bairros, decidiram comprar em 1972 a Viação Mineira Ltda. com 12 carros, e o terreno na Rua Rio São Francisco, 65, que posteriormente passa a se chamar Rua Medeiros, 65 onde ainda hoje funciona a sede da Viação Progresso, uma das empresas do Grupo. Nesta aquisição perceberam a dedicação especial de um mecânico Hamilton Soares que futuramente foi convidado a participar da sociedade, assumindo toda a parte da manutenção desta empresa que estava em franca expansão.

A Palavra chave da sociedade era crescimento, e sem deixar perder a qualidade de serviços prestados, focaram em adquirir mais linhas procurando atender a região Norte e Nordeste de BH. Tamanha dedicação e determinação e com o time completo, fez com que em pouco tempo a Viação Scandia chegasse a uma frota de 55 ônibus e importantes linhas de atendimento ao município de Belo Horizonte.

Em 1978 adquiriu mais terrenos que faziam limites, aumentando suas instalações, construindo um pátio de estacionamento, abastecimento, instalações para treinamento de funcionários, refeitório e vestiários. A esta altura se recuperava as carrocerias e serviço de pintura dentro da nossa unidade.

Em 1982, com a criação do Pro-Bus ligando as linhas bairro a bairro passando pelo centro de Belo Horizonte, a Viação Scandia Ltda. naquela época com 75 ônibus, viu-se na obrigação de efetivar a fusão com a Viação Zurick Ltda, que possuía 68 ônibus. Com a referida fusão, sua frota atingiu 143 ônibus, sendo que neste momento foi extinta a Viação Scandia Ltda. passando a ser uma empresa única a VIAÇÃO ZURICK LTDA. composta pelo novo quadro societário Demócrito de Azevedo, Geraldo Lopes Salgado, Joaquim Ferreira Lopes, Hamilton Soares, João Lopes de Andrade, Murilo Soares de Andrade, Antonio Soares de Andrade e Waldemar Rodrigues de Andrade.

A partir desta data a empresa passou a contar com mais uma dependência na Avenida Capim Branco, 285 no bairro Vista Alegre onde era a antiga sede da Viação Zurick Ltda.

Com tanto progresso que pode ser constatado pelo tamanho da frota naquela época e com a fusão com outra empresa, a palavra chave era expansão. E foi o que o grupo se propôs. Em 1984 adquiriu mais seis lotes próximo à sede, duplicando seu pátio de estacionamento. Em 1986 sua frota atingiu a marca de 219 ônibus. No mesmo ano de 1986 a diretoria decide pela cisão da empresa, criando a Viação Progresso Ltda, com sede a Rua Rio São Francisco nº65 (antiga sede da Viação Scandia), também na capital mineira, e sua frota então remanejada para as duas empresas ficando a Viação Zurick com 118 ônibus e a Viação Progresso com 111 ônibus.

Com esta cisão deu-se o início ao Grupo Econômico e Empresarial compondo por estas duas primeiras empresas acima onde motivou ainda mais a aquisição de novas empresas do ramo de Transporte Coletivo de Passageiros.

Continuando em busca de sua meta, a empresa adquiriu em 1985 o controle acionário de outra empresa, a Coletur - Coletivo Urbano Sociedade Ltda. Com uma frota de 59 ônibus, e um ano após constrói também a sede para sua mais recente aquisição.

Em 1989 adquire o controle acionário da Santa Zita Transporte Coletivo Ltda, localizada na rodovia BR 101, Km 294, na região metropolitana de Vitória, com uma frota de 130 ônibus.

Em 1994 adquire o controle acionário da Viação Praia Sol Ltda, com 153 carros, localizada em Vila Velha, Espírito Santo. Na sequência adquire o imóvel onde se estabelecia a Santa Zita Transporte Coletivos Ltda.

Em 1997 com o falecimento do Sr. Demócrito de Azevedo, passou a adotar um novo modelo de gestão, onde todos os sócios passariam a ser representados por Holdings, o que facilitaria a administração em caso de sucessão hereditária e agilizaria as tomadas de decisões.

Em 1998, o grupo adquire a Coletivos São Lucas no Município de Belo Horizonte aumentado ainda mais seu potencial como prestadora de serviços de transporte público da Capital Mineira. No mesmo ano foi criada em Vitória a Boa Viagem Locadora de Veículos Ltda. outra empresa do Grupo destinada a locações de imóveis e veículos.

Com a economia favorável, a expansão das linhas e o crescimento da frota no Espirito Santo foi necessário ainda em 1998 fazer a Cisão da Santa Zita criando a Serramar Transporte Ltda.

No ano de 2.000 foi criada com 5 ônibus a Stilo – Empresa de Fretamentos de ônibus rodoviários.

Nesta época o Grupo já contava com 5 empresas em MG que eram a Viação Zurick, Viação Progresso, Coletur, Coletivos São Lucas e Stilo – Empresa de fretamentos, e 4 empresas no ES que eram Santa Zita, Praia Sol, Serramar e Boa Viagem – Empresa de Locação de Veículos.

Em 2005 foi construída a nova sede da Viação Zurick Ltda. na Rua Candido de Souza, 1789 – Nova Gameleira – Belo Horizonte, onde é estabelecida até os dias de hoje. Diante do tamanho do Grupo, em 2005, após um acordo amigável dos acionistas, decidiram voltar a formação original de 1982 onde foi feito uma nova cisão entre as empresas.

Com a cisão em 2005, deu-se início ao Grupo Scandia, uma referência a primeira empresa de transporte de passageiros adquirida em 1968, composto pelas empresas VIAÇÃO ZURICK LTDA., VIAÇÃO PROGRESSO LTDA., VIAÇÃO PRAIA SOL LTDA., BOA VIAGEM LOCADORA DE VEÍCULOS LTDA.

Posteriormente, em 2009, adquiriu no Espírito Santo de seu antigo sócio, a Serramar Transportes Coletico Ltda.

Em 2010, em Belo Horizonte, foi criada a Locabens -  Locadora de Veículos e Imóveis Ltda, para otimizar os negócios do Grupo Scandia.

Em 2011 o Grupo decide fazer a cisão da Viação Praia Sol Ltda. criando a Vereda Transporte Ltda. também localizada no estado do Espírito Santo.

Hoje o grupo conta com 652 ônibus, 4 garagens próprias e bem equipadas em operação, dispondo ainda de um terreno de 50.000 metros quadrados na grande Vitória para a construção se necessário de uma nova sede. São mais de 3.300 funcionários qualificados e treinados a dar um bom atendimento aos usuários e assim manter o crescimento contínuo do Grupo Scandia.

Em suas unidades dispomos de completos laboratórios de diesel, serviço de torno, lanternagem e pintura, além da captação de água para reaproveitamento, pensando assim nas demandas ambientais atuais.

A empresa conta com um sistema totalmente informatizado, que garante aos seus gestores a melhoria na tomada de decisões estratégicas.

Seu conselho diretor atualmente é formado pelos Srs: Marcelo Fontes Azevedo, Anderson Guimarães Lopes, Gláucio Teles Salgado, Hamilton Soares Junior, representantes respectivamente da AZEVEDO EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES LTDA., GUIMARÃES LOPES EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES LTDA., GTS EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES S/A. E SOARES EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES LTDA. que chegaram aos 50 anos de sociedade em 30 de maio de 2018 em perfeita harmonia e onde vem imprimir toda a energia para que o Grupo Scandia não pare de crescer e prestar um serviço de qualidade à sociedade Mineira e Capixaba.

VEJA TAMBÉM

Autobahn Caminhões e Ônibus entrega 150 novos carros para empresas que operam no Transcol. Grupos Scandia, Santa Zita e Planeta renovam a frota com ônibus refrigerados

STALKEADOS POR LUIZ ALBERTO: ANDRÉ MARTINELLI

ACOMPANHE O DIA E A NOITE DOS FAMOSOS PELO NOSSO INSTAGRAM


História do Grupo Scandia de transporte coletivo teve início em 1968



Portfólio TV PORTFOLIO TV

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Jacques Varnier entrevistado por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Larissa Tomásia entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Jakelyne Oliveira entrevista por Luiz Alberto

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Paolla Oliveira

Todos os direitos reservados l Copyright c Revista Portfolio Brasil 2017